Nove jogos, nove vitórias. A campanha perfeita de Tite à frente da seleção brasileira na eliminatória sul-americana para a Copa do Mundo de 2018 foi ampliada nesta quinta-feira, quando a equipe recebeu o Equador na Arena Grêmio, em Porto Alegre, e venceu por 2 a 0, pela 15ª rodada. 
Philippe Coutinho comemora o segundo gol do Brasil. ITAMAR AGUIAR AFP
Paulinho e Philippe Coutinho marcaram os gols para os donos da casa, que foram dominantes durante toda a partida, mas só deslancharam na segunda etapa.
Diante do adversário contra o qual estreou à frente da seleção, Tite continua na busca da melhor campanha da história da competição. O posto atualmente pertence à Argentina, que somou 43 pontos no qualificatório para o Mundial de 2002. Com o resultado, a seleção canarinho foi a 36 pontos, restando três jogos.
Já os equatorianos sofrem a terceira derrota consecutiva na eliminatória, estacionam nos 21 pontos e seguem na sexta colocação, fora da zona de classificação e repescagem.
Agora, as duas equipes voltarão a campo pela eliminatória sul-americana na terça-feira. O Brasil jogará contra a Colômbia, em Barranquilla, às 17h30 (de Brasília), enquanto que o Equador enfrentará a seleção peruana, em Quito, às 18h. 
A seleção brasileira tomou a iniciativa e logo criou boas chances. Aos 7min, Paulinho fez belíssimo lance individual ao escapar de três marcadores na área e viu Banguera espalmar sua finalização. Dois minutos depois, Willian finalizou colocado da meia-lua e mandou para fora.
Na sequência, as ocasiões de gols sumiriam, e o que chamaria atenção seria um lance de violência. Aos 26min, Fidel Martínez deu uma tesoura em Neymar, o que lhe rendeu o cartão amarelo e a revolta dos brasileiros.
A equipe da casa voltaria a levar perigo aos 33min, quando Gabriel Jesus foi acionado, girou bem sobre a marcação, chutou de dentro da área, e Banguera desviou para escanteio. A chance veio bem no momento em que os torcedores na Arena Grêmio gritavam o nome de Luan, que começou a partida no banco. No minuto seguinte, Casemiro arriscou de longe, e Banguera se atrapalhou, mas conseguiu fazer a defesa em dois tempos.
Na volta do intervalo, o Brasil - que contou com a entrada de Thiago Silva na vaga de Miranda - foi para cima e teria uma boa oportunidade logo aos 3min, mas Neymar cobrou falta da entrada da área em cima da barreira.
Pouco depois, a torcida voltaria a gritar o nome de Luan. No entanto, quem entraria seria Philippe Coutinho, no lugar de Renato Augusto, aos 13min. Antes da mudança, os brasileiros tiveram duas grandes ocasiões de gol.
Aos 11min, Gabriel Jesus aproveitou bom cruzamento de Daniel Alves, cabeceou da pequena área e parou em defesa de Banguera. Dois minutos depois, Renato Augusto desviou de cabeça para o meio, e Arboleda apareceu bem para mandar para escanteio.
O próximo bom momento viria aos 22min, com Neymar tabelando com Gabriel Jesus e, dentro da área, finalizando sobre a meta. O Brasil seguia dominando territorialmente e criando, só restando o gol. E não faltou mais aos 23min. Paulinho aproveitou sobra na área de cobrança de escanteio e estufou a rede.
Em vantagem, a seleção cinco vezes campeã do mundo continuou no ataque e levando perigo. Aos 27min, Willian e Neymar exigiram duas defesas de Banguera no mesmo lance. Aos 30min, o goleiro não teri o que fazer. 
Gabriel Jesus foi acionado por Philippe Coutinho, chapelou um marcador e tocou de cabeça para o próprio Coutinho completar para a rede e fechar a conta na Arena Grêmio. Mas a festa ainda não acabaria, já que os torcedores celebraram bastante quando Luan foi a campo. 
Fonte: ESPN