Resultado de imagem para FOTOS DO CARTAO CIDADAO  Governo federal divulgou nesta quinta o calendário de pagamentos
O governo federal divulgou nesta quinta-feira (28) o calendário de pagamentos dos recursos do Fundo PIS/Pasep para os idosos. Só pode retirar o dinheiro no fundo PIS/Pasep quem trabalhou como contratado em uma empresa ou como servidor público antes de 4 de outubro de 1988, e ainda não sacou todos os recursos. 
Veja o calendário
1-A partir de 19/10: para quem tem 70 anos ou mais;
2-A partir de 17/11: para quem já está aposentado;
3-A partir de 14/12: para mulheres com 62 anos ou mais e homens a partir dos 65 anos.
Como será o pagamento:
Não haverá limite de valor. Todo o valor disponível na conta do Fundo PIS/Pasep poderá ser sacado.
Para quem tem conta no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal, o depósito será feito automaticamente dois dias antes do prazo inicial, sem que o correntista precise solicitá-lo.
Os idosos que têm conta em outras instituições poderão pedir a transferência para os seus bancos, sem precisar pagar nada.
Metade das pessoas já podia sacar o dinheiro
A medida foi anunciada pelo governo em agosto e diminuiu a idade mínima exigida para o saque de 70 anos para 65 anos (homens) ou 62 anos (mulheres).
Atualmente, a pessoa só pode sacar esses recursos ao se aposentar, ao completar 70 anos, em casos de morte, invalidez, HIV, câncer e doenças graves, entre outros casos. 
Na época, o presidente Michel Temer havia dito que a liberação beneficiaria cerca de 8 milhões de trabalhadores. Porém, metade dessas pessoas já poderia ter feito o saque por ter mais de 70 anos. Portanto, na prática, a medida beneficia 4 milhões de idosos..
Como saber se tenho direito
Só tem dinheiro nesse fundo quem trabalhou como contratado em uma empresa ou servidor público antes de 4 de outubro de 1988 e ainda não sacou todos os recursos. Diferentemente do caso das contas inativas do FGTS, cada trabalhador tem apenas uma conta do PIS/Pasep.
Para poder sacar o saldo dessa conta, é necessário preencher pelo menos um dos seguintes requisitos: 65 anos completos para homens e 62 para mulheres; aposentadoria; invalidez; reforma militar ou transferência para a reserva remunerada; câncer de titular ou de dependentes; portador de HIV; amparo social ao idoso, concedido pela Previdência; amparo assistencial a portadores de deficiência da Previdência; falecimento e em casos de doenças graves.
Como consultar o saldo
Para conseguir informações sobre sua conta do PIS/Pasep, os servidores públicos devem procurar o Banco do Brasil e os trabalhadores da iniciativa privada, a Caixa Econômica Federal..
Mais informações: www.caixa.gov.br/cotaspis
Fonte: UOL