No início da tarde desta segunda-feira (16) a Polícia Rodoviária Federal flagrou a realização de transporte de galões de combustível em ônibus da empresa nossa senhora de Fátima que transportavam passageiros de Parnaíba/PI para a zona rural de Luís Correia/PI. A PRF abordou no km 35 da BR 402, em Parnaíba/PI, um ônibus M. Benz conduzido pelo motorista de iniciais F. A. S de O.
Ao verificar o bagageiro do veículo, os policiais rodoviários federais encontraram quatro galões cheios de gasolina, totalizando cerca de 213 litros de combustível sendo transportados naquele veículo de passageiros, de maneira inadequada, em desacordo com toda a legislação que regulamenta o transporte de produtos perigosos, sem equipamentos de segurança exigidos e por condutor não habilitado para tanto. Ao direcionar o ônibus para a adoção dos procedimentos cabíveis, a equipe PRF se deparou com outro veículo da mesma empresa abastecendo em um posto de combustível às margens da BR 402.
Após abordar esse outro ônibus, os policiais encontraram em seu bagageiro mais galões contendo combustível, cerca de 90 litros de óleo diesel, prontos para serem transportados naquele veículo que também levaria passageiros pra zona rural de Parnaíba-PI. O que restou caracterizado nas condutas foi o crime do art. 56 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), motivo pelo qual os condutores dos ônibus foram levados à Polícia Civil de Parnaíba/PI para a adoção dos procedimentos adequados.
Fonte: PRF-PI segurança com cidadania