Sessão irá acontecer na próxima terça-feira (17)
O Dia do Piauí será tema de sessão solene, nesta terça-feira (17), na Câmarados Deputados, em Brasília. No evento será destacada a importância da participação do Piauí nas lutas pela independência do Brasil, episódios que ficaram de fora dos livros de História.
Além disso, o Piauí poderá apresentar suas belezas, potencialidades, projetos e também as conquistas obtidas pelo povo piauiense”, disse o deputado Assis Carvalho, autor do pedido para realização da sessão. 
O governador Wellington Dias já confirmou presença na solenidade que acontece a partir das 9h e terá transmissão ao vivo pela TV Câmara e redes sociais. O início do evento para Brasília e estados que estão em horário de verão será às 10h.
Sessão irá acontecer na próxima terça-feira (17) na Câmara Federal (Crédito: Reprodução)
Com esse evento, o Piauí é alvo de três sessões destinadas a destacar datas históricas (13 de março de 1823, 24 de janeiro de 1823 e 19 de outubro de 1822) em que ocorreram episódios que mostram a participação do estado na construção da independência do Brasil. 
A primeira solenidade aconteceu em março e tratou sobre a Batalha do Jenipapo. A segunda, em agosto, focou os 300 anos de Oeiras. A próxima homenageará o 195º aniversário da adesão do Piauí à independência do Brasil - Dia do Piauí. 
Dia do Piauí
O 19 de outubro, Dia do Piauí, é a primeira de quatro datas que marcam a participação do Piauí no processo de independência do Brasil. Foi no dia 19 de outubro de 1822 (um mês após o grito do Ipiranga de 7 de setembro) que a Câmara Municipal de Parnaíba fez a aclamação da Independência. No dia 22 de janeiro do ano seguinte, as tropas de independentes declararam a emancipação brasileira em Piracuruca. E, em seguida, enfrentaram as tropas de Portugal na Lagoa do Jacaré. 
Já em 24 de janeiro de 1823, houve a adesão formal do governo da província do Piauí ao governo proclamado do Império em 7 de setembro. E em 13 de março de 1823, ocorreu o episódio sangrento da Batalha do Jenipapo, em Campo Maior, onde camponeses enfrentaram tropas do colonizador numa luta campal pela liberdade.
Fonte: Portal Meio Norte