EM CHAVAL, ESCOLA EPITÁCIO BRITO SE DESTACA EM AVALIAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL E ESTADUAL







Quando se caminha pelo terreno da educação, nota-se com facilidade que problemas existem, e aos montes, ainda mais se o terreno for uma pequena cidade no norte do estado do Ceará, quase na divisa com o Piauí, Chaval.Chaval 24 Horas 
Cidades assim, com poucos recursos, vivem em maior parte de verbas federais, e aqui em Chaval é a nossa realidade. Mas é fato que, se nos últimos anos surgiram desafios no ensino, muita coisa também evoluiu. 
Nos últimos dois anos, a Escola de Ensino Fundamental Epitácio Brito de Oliveira, em Chaval, vêm se destacando em avaliações realizadas tanto pelo governo federal, quanto estadual, a fim de avaliar o nível educacional das escolas. 
Desde a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em 1990, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), braço do Ministério da Educação (MEC), produz indicadores sobre o sistema educacional brasileiro. O último Saeb revelou uma catástrofe na educação básica e mostrou números absolutamente preocupantes. Divulgado no fim de agosto último, mostrou que é ínfima a porcentagem de alunos do 5º e do 9º anos do nível fundamental com conhecimento adequado em português e matemática. Pior ainda é a situação do 3º ano do ensino médio, série na qual sete em cada 10 jovens não conseguiram sequer aprender o básico. 
Através dos esforços do núcleo gestor, juntamente com a enorme dedicação dos alunos, os anos de 2017 e 2018 foram bastante proveitosos, fazendo com que a escola tivesse diversas conquistas em provas como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), no SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará ), Projeto Peteca e Ceará Científico. 
OBMEP 
Em 2017 foi a única escola do município que teve alunos classificados, do 8° ano, a estudante Nicoly Gomes, do 9° ano, os alunos Marcos Pedro Viana e Kilvia Magalhães. 
Em 2018 manteve novamente um desempenho bom e ficou com medalha de bronze, conquistada pelo aluno Francisco Thomas Costa Silva, do 7° ano. E pelo segundo ano consecutivo, a aluna Nicoly Gomes foi destaque na prova, desta vez representando o 9° ano. 
CEARÁ CIENTÍFICO 
Esse projeto tem como objetivo popularizar as ciências e promover o desenvolvimento de tecnologias, estimulando a investigação, a inovação e a busca de conhecimentos de forma cotidiana e integrada com toda a comunidade escolar. Esses projetos são desenvolvidos pelos estudantes, sob orientação de seus professores, estabelecendo relações dinâmicas dos conhecimentos específicos das disciplinas da base comum do Ensino Fundamental e Médio.
Em 2017, a Escola Epitácio Brito ficou em 1° lugar no nível estadual com o projeto “A economia doméstica e o desenvolvimento social sustentável”, o orientador foi o professor Kleber Teles. 
Em 2018, o projeto “CEARENSÊS: A CULTURA DO MEU POVO” foi destaque e também conquistou a primeira colocação no nível estadual. A orientação do projeto foi da professora Maria Dolores. (Relembre AQUI)
Ambas as conquistas foram na categoria ensino fundamental, que é entre as turmas do 5° ao 9° ano.
PROGRAMA PETECA 
A Escola Epitácio Brito, representada pela aluna do 6° ano, Francyelle do Nascimento, ficou em terceiro lugar no Ceará, na modalidade CONTO, com o título: Carlinho, O espanador Injustiçado. Isso neste ano de 2018. A orientadora foi a professora Maria Dolores. 
SPAECE 
A Escola atinge o maior avanço no índice, sendo o maior do município em 2017, e conseguindo a participação de 100% dos alunos. 




O núcleo gestor da Escola Epitácio Brito (Foto acima), busca a cada ano oferecer mais condições para que seus alunos aprendam de uma forma mais eficaz, desta forma, fazendo com que se atinja novas metas e conquiste mais prêmios, levando sempre com orgulho o nome do município no peito.
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured