Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo fazem visita técnica ao Centro Histórico de Parnaíba-PI

  Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pelo Prof. Dr. João Carlos Correia, participaram de uma visita técnica ao Centro Histórico da cidade de Parnaíba – PI. A atividade aconteceu nos dia 23 e 24 de novembro e faz parte das práticas da disciplina “Técnicas Retrospectivas I”, ministrada pela Profa. Me. Natalia Costa.Sobral 24 Horas
A Profa. Me. Natalia Costa comentou sobre o exercício proposto para os alunos durante a visita técnica. “Na sala de aula nós estudamos o desenvolvimento do conceito patrimônio cultural e exploramos seus vínculos com a arquitetura e urbanismo. Mas é só na prática que o aluno consegue fazer as ligações mais importantes entre teoria e suas aplicabilidades. Por isso, eu propus que eles utilizassem uma ferramenta de Educação Patrimonial do Iphan, que é chamada de Inventário Participativo. Cada grupo teve que escolher um bem cultural de Parnaíba para inventariar, seguindo a proposta do Iphan”.
Ainda de acordo com a professora, “a visita técnica abrangeu quatro setores principais da cidade: o Porto das Barcas, a Praça da Graça com suas igrejas, o Complexo Ferroviário e a Avenida Getúlio Vargas (antiga rua grande)”, colocou.
Distante apenas 240 km de Sobral, a cidade de Parnaíba teve seu conjunto histórico e paisagístico tombado pelo Iphan em 2011, e conta com as únicas igrejas setecentistas do Piauí em quadras residenciais. De natureza portuária, a cidade se transformou em um empório comercial durante o século XIX e recebeu grandes influências arquitetônicas e de ornamentação, principalmente no início do século XX.
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured