Profissionais de enfermagem entram no quinto dia de greve e realizam manifestação em Parnaíba

Profissionais de enfermagem exigem o cumprimento do acordo firmado no ano passado de reajustar o salário em 37% e cumprir o plano de carreira e salário.

Iniciada na última terça-feira (2), a greve dos profissionais de enfermagem do Piauí que atuam na rede estadual entra para o quinto dia. O movimento acontece em todos os hospitais do estado por tempo indeterminado e, segundo o sindicato que representa a categoria, conta com a adesão de 70% dos trabalhadores.
No início da noite desta sexta-feira (05), os profissionais de enfermagem fizeram uma manifestação em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Os profissionais realizaram um ato com o intuito de expor à sociedade parnaibana as razões que motivaram a greve, bem como exigir uma resposta do governo às reivindicações da categoria.
A principal reivindicação da categoria refere-se ao descumprimento de um acordo feito pelo estado, intermediado pelo Tribunal de Justiça em 2016, onde o estado se comprometeu a fazer o enquadramento da enfermagem e a dar um reajuste de 37%, correspondente às perdas salariais acumuladas nos últimos anos. Além disso, o governo prometeu cumprir o plano de carreira e salário, mas segundo a presidente do Senatepi, Cleane Soares, nada disso foi cumprido.
O sindicato afirma que, caso as reivindicações da categoria não sejam atendidas, a greve será mantida por tempo indeterminado.
Por conta do movimento paredista, os atendimentos ambulatoriais na rede hospitalar do estado estão 100% paralisados, os atendimentos de urgência e emergência só funcionarão com 30% do efetivo, e apenas 70% do efetivo que atua nos atendimentos de UTI (salas vermelhas) será mantido. Nos demais casos, 50% da categoria irá cruzar os braços. 
Em Parnaíba, por conta da paralelização os atendimentos ambulatoriais estão sendo encaminhados para o Pronto Socorro Municipal.
Por: José Wilson | Jornal da Parnaíba 
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured