A Administradora da ZPE de Parnaíba será extinta e passará a ser administrada por uma empresa privada através de uma PPP.
Agrocera, empresa instalada na ZPE de Parnaíba
Administradora da Zona Processamento de Exportação de Parnaíba (ZPE Parnaíba) será extinta. A ZPE está entre as empresas que passarão por um processos de extinção devendo ser realizado por meio de uma Parceria-Pública Privada, onde uma empresa privada assume os serviços, assim como o governo já fez no caso do abastecimento de água de Teresina.
A ZPE de Parnaíba não deslanchou e acredita-se que o motivo principal é a falta de infraestrutura viária para escoar a produção e receber matéria prima para processamento. A ZPE de Parnaíba está localiza numa região sem estrutura portuária, aquaviária e ferroviária que seriam importantes para reduzir custos deixando os produtos competitivos e isto afasta empresários que buscam outras ZPE`s que disponham desta infraestrutura, é o caso da ZPE do Pecém que fica ao lado de um porto marítimo, uma ferrovia e um aeroporto com voos constantes para qualquer parte do mundo. Nem vamos falar do modal dutoviário que também não dispomos, até porque nada produzimos que justificasse.
As empresas que se dispõem a se instalar na ZPE de Parnaíba vem em busca da matéria prima local para reduzir custos do transporte, a exemplo da cera de carnaúba que a matéria prima, a palha de carnaúba, é volumosa e o produto final, a cera, é pequeno. Outro atrativo seria a industrialização de frutas oriundas dos Tabuleiros Litorâneos, mas este também ainda não deslanchou.
Como a ZPE de Parnaíba está praticamente inviabilizada, apesar de reconhecer o esforço dos governadores, atual e anteriores, pelos motivos expostos o governo deverá encontrar dificuldades para convencer uma empresa que queira fazer uma Parceria Público Privada, apontando pra um futuro sombrio.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba