quarta-feira, 3 de abril de 2019

Rio Parnaíba e Igaraçu ameaçam transbordar e causar mais desabrigados

 

 
Em 2018 o inverno apesar de rigoroso, as chuvas foram bem distribuídas e ainda assim deixou famílias ribeirinhas desabrigadas. Este ano de 2019 as chuvas têm sido mais intensas e concentradas e já deixaram mais de mil e quatrocentas famílias desabrigadas ou desalojadas em Parnaíba. Pra piorar o Rio Parnaíba e Igaraçu que passam pelo município ameaçam transbordar o que pode aumentar o número de famílias atingidas.
Os açudes da região do médio e baixo Parnaíba estão cheios e sangrando e até ameaçando romper. Os rios Poty, Longá e Marataoan, afluentes do Parnaíba do lado do Piauí já estão quase em seu nível máximo. Do lado do Maranhão os rios Medonho, Balsas e Buriti também já ameaçam transbordar.
 O rio Igaraçu além de receber águas do Rio Parnaíba sofre influência da maré que duas vezes ao dia represa suas águas elevando ainda mais o volume do rio. A parte central da cidade existe uma mureta de proteção, mas como o crescimento da cidade será necessário ampliar para os bairros que ainda não tem, como é o caso do Bairro Canta Galo e parte do Bairro Ilha Grande de Santa Isabel.
Alguns pontos de Parnaíba mais sujeitos a inundação, as águas do Rio Parnaíba e Igaraçu já começam a invadir.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...