Rio Parnaíba e Igaraçu ameaçam transbordar e causar mais desabrigados

 

 
Em 2018 o inverno apesar de rigoroso, as chuvas foram bem distribuídas e ainda assim deixou famílias ribeirinhas desabrigadas. Este ano de 2019 as chuvas têm sido mais intensas e concentradas e já deixaram mais de mil e quatrocentas famílias desabrigadas ou desalojadas em Parnaíba. Pra piorar o Rio Parnaíba e Igaraçu que passam pelo município ameaçam transbordar o que pode aumentar o número de famílias atingidas.
Os açudes da região do médio e baixo Parnaíba estão cheios e sangrando e até ameaçando romper. Os rios Poty, Longá e Marataoan, afluentes do Parnaíba do lado do Piauí já estão quase em seu nível máximo. Do lado do Maranhão os rios Medonho, Balsas e Buriti também já ameaçam transbordar.
 O rio Igaraçu além de receber águas do Rio Parnaíba sofre influência da maré que duas vezes ao dia represa suas águas elevando ainda mais o volume do rio. A parte central da cidade existe uma mureta de proteção, mas como o crescimento da cidade será necessário ampliar para os bairros que ainda não tem, como é o caso do Bairro Canta Galo e parte do Bairro Ilha Grande de Santa Isabel.
Alguns pontos de Parnaíba mais sujeitos a inundação, as águas do Rio Parnaíba e Igaraçu já começam a invadir.
Por José Wilson | Jornal da Parnaíba
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured