Semar divulga tendências de chuvas de abril a junho no PI





A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) apresentou o boletim de informações climáticas para o Piauí, no trimestre de abril a junho.
Segundo o documento, a média climatológica em abril indica um acumulado de chuvas significativo, com valores acima de 300 mm de precipitação no norte do Piauí. Já no sudeste acontecem poucas chuvas e de forma isolada.
Historicamente, em maio, da-se fim ao período chuvoso no estado, com chuvas restritas ao norte, acumulando em torno de 200 mm.
Para os meses de abril, maio e junho de 2019, de acordo com o boletim, os modelos climáticos indicam persistência do "El Niño", com intensidade fraca, e oceano Atlântico Sul mais aquecido que o Atlântico Norte - essa condição é necessária para o deslocamento e manutenção da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um importante indutor de chuvas no Piauí durante esse período.
Devido à variabilidade espacial de precipitação, podem ocorrer chuvas de forte intensidade, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento em um determinado município e chuvas fracas no município vizinho.
Veja abaixo as tendências diferenciadas para as chuvas no Piauí:
Por Jordana Cury – Cidade Verde  
Share on Google Plus

About Cleidiomar Sousa

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Comments

Featured