O território piauiense inteiro encontra-se sob alerta para risco de vendavais, tempestades de raios. É o que aponta o Centro de Previsão e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Segundo o monitoramento, os 224 municípios do Piauí podem ter ocorrência de fenômeno adverso dentro das próximas 48 horas, fenômenos estes que incluem pancada de chuva que, localmente, serão de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas ocasionais rajas de vento e volumes expressivos de precipitação de forma pontual.
Além do Piauí, regiões do Ceará e do Estado de Pernambuco também se encontram sob alerta meteorológico. Os fortes ventos que devem atingir a região nos próximos dias, seguido do alto volume de precipitação, são causados pela Zona de Convergência Intertropical, que colabora para formar e espalhar nuvens carregadas em boa parte do Nordeste.
A previsão para esta sexta-feira (05), de acordo com o sistema do Inpe, é de ocorrência de chuva a qualquer hora nas cidades piauienses, incluindo pancadas mais fortes durante a noite, embora durante o dia, o sol apareça entre nuvens.
Fonte: Portal O Dia