Foto: Divulgação/PRF
Policiais Rodoviários Federais realizaram a apreensão de 22,93 m³ de madeira serrada que estavam sem licença ambiental válida para o transporte na noite de quinta-feira (19/09) na BR-230.
Os policiais identificaram o crime ambiental na cidade de Floriano/PI, ao abordarem o veículo M. BENZ/L 1620 conduzido por um homem de 46 anos. Foi solicitado ao condutor toda a documentação ambiental do carregamento. O condutor apresentou uma licença ambiental referente a parte da carga de madeira e essa licença ainda estava vencida conforme sistemas do IBAMA. 
A carga avaliada em R$ 30 mil vinha de Cláudia/MT e tinha como destino o município de Crato/CE de acordo informações do condutor do veículo, porém os policiais desconfiam que esse carregamento venha do estado do Pará. O valor da carga não estava compatível com o valor apresentado na nota fiscal.
A Empresa Proprietária do veículo e da carga foram enquadradas no Art. 46 da Lei Nº 9.605/98 de crimes ambientais.
Foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e toda a carga de madeira juntamente com o veículo e o condutor foram encaminhados ao IBAMA e encontram-se disponíveis na cidade de Floriano/PI para os encaminhamentos devidos. O condutor se comprometeu a comparecer em audiência pré agendada no Juizado Especial Criminal da Comarca de Floriano. 
Em 2018, a PRF efetuou a apreensão de 1.267,33 m³. Somente esse ano, a PRF já realizou a apreensão de 677,38 m³ de madeira nas rodovias federais que cortam o Piauí.
Fonte: Com informações do Nucom/PRF-PI