O gerente de Navegação Aérea do Aeroporto de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho, Plínio Marcos Santos, usou a tribuna livre da Câmara dos Vereadores em sessão ordinária desta quarta-feira (04), quando teceu importantes informações sobre o uso e regulamentação de drones no espaço aéreo de Parnaíba. A ida de Santos à Casa e Leis foi uma proposição do vereador Carlson Pessoa (Cidadania), em virtude do crescente número de aeronaves não tripuladas no céu da cidade.

O gerente de navegação apresentou resultados de experimentos feitos por meio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), onde um drone partiu ao meio a asa de um avião em pleno voo. Para que tais objetos sejam usados para fins recreativos ou profissionais, o aparelho precisa ser cadastrado na Anac para a liberação do uso.
Entre as normas, os drones para fins recreativos podem pesar até 250 gramas, voar até 30 metros de altura em relação a pessoas em solo e não pode operar próximo a aeroportos. Mesmo sendo de uso não profissional, o piloto do drone precisa conhecer a legislação que rege a aviação brasileira e também deve ser utilizado de forma indiscriminada.
André Carvalho, diretor do projeto PHB Drone e que trabalha com imagens aéreas da cidade de Parnaíba há um bom tempo, esteve na sessão e disse que muitos fabricantes já delimitam a altitude e espaço que as pequenas aeronaves não tripuladas podem operar. “Muitos drones já vem com esta especificação, mapeando as áreas proibidas como próximo a aeroportos”, disse.
Por Luzia Paula