quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Polícia Civil firma nova parceria com Embaixada da França no Brasil

A Polícia Civil do Piauí realizará neste segundo semestre de 2019, dois cursos de capacitação para policiais civis, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, nos mesmos moldes adotados no ano passado, quando da realização de cursos com policiais franceses de larga experiência em investigação e combate a crimes.
A Secretaria de Segurança Pública, Delegacia Geral de Polícia Civil, Diretoria de Planejamento da SSP-PI e Diretoria de Inteligência da SSP-PI são responsáveis pela parte logística e de organização do curso. Além de policiais civis, serão destinadas vagas para órgãos parceiros da instituição como as Polícia Federal, Militar, Ministério Público do Piauí, Controladoria Geral do Estado e Polícia Civil do Maranhão. Os cursos serão promovidos com o apoio do Ministério Público do Trabalho-22ª Região e Tribunal de Contas do Estado do Piauí-TCE/PI, que também disponibilizaram representantes para participarem do curso.
O primeiro curso “Luta contra Lavagem de Dinheiro”, será ministrado pelo instrutor Guillaume Maniglier, delegado e chefe da Divisão da Luta contra os Crimes Financeiros e Econômicos, da Direção Regional da Polícia Judicária de Versailles, entre os dias 23 e 27 de setembro de 2019, com carga horária de 40h/a.
O segundo curso “Investigação Criminal através da exploração da capacidade de análise dos fluxos telefônicos”, acontece entre os dias 14 e 18 de outubro de 2019 e terá como instrutor o francês Yves Lecocq, Oficial da Gendarmerie-CIFAD, tendo a mesma duração da primeira capacitação, 40h/a.
A solenidade de lançamento dos cursos acontece no dia 23 de setembro de 2019 (segunda-feira), às 08h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Piauí-TCE/PI,localizado no Centro Administrativo em Teresina, e contará com a presença de autoridades estaduais, assim como do Adido de Polícia Adjunto da Embaixada da França no Brasil, Comandante Serge Giordano.
Desde de 2015, diversos cursos tem sido disponibilizados pela Polícia Civil do Piauí com o intuito de qualificar os policiais tendo em vista uma melhor prestação de serviços a sociedade e defesa da segurança pública, como foi o caso do curso “ Investigação de Homicídio – 10ª Edição”, realizado em setembro de 2017, em parceria com a Embaixada Norte Americana, através do Departamento de Polícia de Miami, que trouxe conhecimentos aos agentes de segurança sobre a prevenção, enfrentamento e redução da criminalidade violenta, proporcionando aos policiais, maior conhecimento acerca do processo investigatório, aplicando técnicas modernas nas investigações de homicídios.
Em novembro de 2018, os cursos “Técnicas de monitoramento, campanas e detenção no âmbito da luta contra os entorpecentes” e “Técnicas de investigação sobre a cena de um crime” foram realizados através da integração entre PC-PI e a Embaixada da França no Brasil, tendo como instrutores Franck Sohier, comandante de Polícia do CIFAD, Patrick Lasalle, comandante da Polícia Parisiense, e Charles Antoine André, coordenador de Operações de Criminalística e Chefe Adjunto de Gendarmeria-França.
Fonte: Ascom SSP-PI

Related Posts

Polícia Civil firma nova parceria com Embaixada da França no Brasil
4/ 5
Oleh

Subscribe via email

Like the post above? Please subscribe to the latest posts directly via email.

Featured

Comments