A Capitania dos Portos, Polícia Militar e a Vigilância Sanitária de Cajueiro da Praia iniciaram nesta terça-feira (14) barreiras sanitárias na divisa do Piauí com o Ceará para evitar o transporte marítimo de passageiros entre os dois estados. A prefeitura de Cajueiro informou que recebeu várias denúncias de transporte irregular feito entre a praia de Bitupitá, em Barroquinha (CE) e Cajueiro. Até ontem, o Ceará registrou 1.800 casos de covid-19 com 91 mortes.
“A medida foi tomada depois que várias denúncias chegaram à Prefeitura Municipal relatando que está havendo um tráfego intenso de transporte marítimo entre Bitupitá, no Ceará e Cajueiro da Praia no Piauí. O Município de Cajueiro da Praia então acionou a Marinha do Brasil, bem como o Governo do Estado a fim de adotarem medidas urgentes de controle desse transporte, já que o Ceará é um dos estados com maior número de contaminação pelo coronavírus e a cidade de Barroquinha possuir casos confirmados de covid-19”, informou a prefeitura em nota.
De acordo com a prefeitura, a Marinha distribui material informativo, bem como orientou alguns pescadores sobre o perigo de contágio e os cuidados que devem adotar. Além disso, a vigilância sanitária explicou sobre o avanço da contaminação do vírus e da situação atual do vizinho Ceará.
“A partir de agora a Vigilância Sanitária com o apoio da Polícia Militar do Piauí e da Marinha do Brasil fará fiscalizações diárias nas praias do município, bem como reforçará o controle da fronteira marítima com o Ceará”, disse a prefeitura.
A prefeitura disse que entrou em contato com o município de Barroquinha e com a Polícia Militar do Ceará, a fim de impedir que pessoas daquele estado descumpram as barreiras estabelecidas e se desloquem para o Piauí, via Bitupitá e Chaval.
Hérlon Moraes