O lamentável episódio de carreata que seria realizada em Parnaíba, na tarde desse sábado, 18 de abril, em protesto contra a suspensão da reabertura do comércio na cidade, e que alguns veículos de comunicação da capital piauiense publicaram como sendo a 'carreata do prefeito Mão Santa', demonstra, de forma muito clara, que profissionais de imprensa estão utilizando fuxicos de redes sociais, sem nenhum embasamento verídico, para fazer matérias. A carreata não era realizada/ organizada pelo gestor, como constava no noticioso online teresinense.
Em muitas situações, esses fuxicos são intencionalmente colocados nas redes sociais, por adversários/desafetos políticos do prefeito Mão Santa, justamente para produzir confusão e criar ambiente desfavorável ao gestor de Parnaíba. A verdade dos fatos fica em segundo plano, quando o interesse principal dessa turma é inundar a web de notícias tendenciosas, caluniosas e difamatórias, sem se importarem com o impacto do que é publicado de forma sorrateira e coordenada.
A verdade dos fatos deve pautar toda e qualquer informação, ainda mais em se tratando de portais ou jornais com muitos anos de atividade. Se é para se levar em consideração os fuxicos de internet na criação de material noticioso, o jornalista, antes de concluí-lo, deve ao menos entrar em contato com a outra parte, para averiguar e apurar se as informações, ou melhor, os fuxicos, procedem. Caso contrário, o material deve ser refeito, para que não ocorra vício de informação.
O que tem acontecido com muita frequência em Parnaíba e até em jornais, portais e blogs da capital piauiense, é que alguns desses comunicadores, agindo de pura má fé, distorcendo a realidade ou manipulando informações, criam material jornalístico para gerar desgaste ao prefeito Mão Santa, não importando se há veracidade dos fatos ou não. Até parece que atuam de forma coordenada e proposital, como se estivessem sendo orientados para isso.
Antes de se publicar qualquer informação, seja sobre o prefeito Mão Santa ou qualquer outro gestor, alguns colegas de imprensa deveriam ser mais atentos e cautelosos com a apuração dos fatos, a fim de não espelhar inverdades na internet, como tem ocorrido com tanta frequência por aqui.