Alterações feitas na motocicleta que descaracterizam a mesma, é considerado crime. O mesmo vale para o ruído produzido pela moto. São permitidos até 99 db (decibéis), acima disso, a multa pode chegar há R$ 259 reais, e o pior, recolhimento do veículo ao pátio, mediante mudança feita pelo proprietário da moto ou carro.
Então, o que há com Parnaíba? Porque vemos tantos motociclistas andando tresloucado e fazendo um barulho infernal? Incomodando a todos. A psicologia tenta explicar isso como SISTEMA COGNITIVO COMPENSATÓRIO. Jovens estão rodeados de problemas, afetivos e de aceitação própria e isso explica porque a alteração da descarga em motocicletas se tornou algo tão comum por aqui. 
Há quem diga que os ruídos produzidos pelas motos ultrapassa os 150db, causando um impacto físico à audição e mental de quem ouve. O crime previsto pela CTB (Código de trânsito Brasileiro) torna a pena, para quem faz barulho com a moto, quando o indivíduo o faz próximo à hospitais; igrejas ou escolas. Por aqui ia faltar cela, não há regulação, motocicletas cada vez mais barulhentas e os donos sabem disso: debocham.
opinião Parnaíba