Os profissionais de Enfermagem têm papel fundamental na assistência à saúde e estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Diariamente em contato com pacientes com suspeita ou diagnosticados com a Covid-19, enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem estão mais sujeitos a contrair a doença.
De acordo os dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), por meio do Observatório da Enfermagem, atualmente são 93 profissionais de Enfermagem contaminados com o vírus no Piauí. Outros 57 casos são considerados suspeitos. Atualmente, mais de 160 profissionais de Enfermagem estão afastados de suas funções por conta da pandemia.
De acordo com a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Tatiana Melo, durante as fiscalizações do Conselho nas instituições de saúde está sendo observada a falta e racionalização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o que coloca em risco a vida dos profissionais de Enfermagem.
"Desde o início da pandemia, já fiscalizamos mais de 200 instituições de saúde em todo estado do Piauí e o que temos encontrado é falta de organização em relação ao fluxo de pacientes e profissionais. Porque a área destinada a receber pacientes com suspeita de contaminação pela covid-19 deve ser isolada das demais. Além dos EPIs que estão sendo distribuídos aos profissionais em quantidade insuficiente", explica.
A presidente do Coren-PI também alerta sobre a importância da instituição de saúde contar com um plano de contingência, para que os profissionais de Enfermagem afastados do trabalho possam ser substituídos rapidamente. "Se não houver esta organização, haverá a descontinuidade da assistência e a população será prejudicada", afirma.
Fonte: Com informações da Ascom