A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que os servidores do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PI), que positivaram para Covid-19, foram afastados de suas atividades, como determina as normas da Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde. 
Ressalta que todos os servidores do laboratório realizaram testes rápidos e de PCR, mas nem todos positivaram e, portanto, não houve prejuízo algum na realização e divulgação dos exames de Covid-19.
Na manhã deste domingo (3), foi feita a sanitização de ambientes e estruturas do Laboratório Central, como forma de melhorar a segurança dos servidores. A Sesapi também está dando todo o suporte psicológico para os servidores contaminados e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) vai fazer o atendimento dos profissionais de saúde, realizar exames e disponibilizar a medicação necessária. 
A Sesapi ressalta, ainda, que foram convocados profissionais do processo seletivo simplificado para atuar na unidade, além da alocação de profissionais da Rede Estadual de Saúde. A previsão é que o treinamento inicie nesta segunda-feira, 4. 
No momento, o Lacen só está recebendo amostras de Sars-Covid-19, mas a expectativa é que até o final da semana sejam retomadas as atividade normais.
Ascom/Sesapi