Subiu para 36 o número de profissionais de saúde da rede hospitalar de Teresina infectados pelo novo coronavírus. Desses 14 são médicos, 12 técnicos em enfermagem, 4 fisioterapeutas, 3 enfermeiros e 3 do setor administrativo. 
Vanessa Matos, chefe do Núcleo de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde (FMS), explica que os profissionais de saúde foram afastados e estão sendo monitorados assim como os familiares. 
"É uma realidade mundial, nacional e Teresina não está contra esse fluxo que está acontecendo no mundo. Estamos acompanhando os casos investigados através da vigilância e contactantes, ou seja, os familiares porque o risco de transmissão é muito grande", explica Matos. 
Os profisionais de saúde que testaram positivo para a covid-19 são do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), hospitais do Buenos Aires, Satélite, Promorar, Parque Piauí, Dirceu e na Maternidade Wall Ferraz.
Ela destaca que, geralmente, os profissionais de saúde se infectam durante a desparamentação (retirada da roupa e equipamentos de proteção de saúde) e que foi feito um plano de capacitação para diminuir os riscos de contaminação. 
"Além disso, a prefeitura está finalizando um processo seletivo para subsitituir o profissional que necessite ser afastado. Profissional com sintoma respiratório imediatamente é afastado de suas atividades. Fizemos também a aquisição de 15 mil testes rápidos que no máximo em 15 minutos dá o resultado e dependendo da interpretação que o médico faz do resultado desse exame, o profissional é afastado", conclui Vanessa Matos. 
Além dos profissionais de saúde infectados na rede de saúde municipal, mais de 10 funcionários do Laboratório de Saúde Pública do Piauí (Lacen) também testaram positivo para o novo coronavírus. O laboratório é referência no estado para a testagem da doença. 

Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com