O município de Parnaíba tem a maior incidência do novo coronavírus entre todos os municípios do Piauí. Isso significa que a quantidade de pessoas diagnosticadas com a Covid-19, em relação à população total, é uma das maiores do Estado.
O coeficiente de incidência do coronavírus é utilizado como parâmetro mundial para acompanhamento da evolução da doença. O município tem ainda a segunda maior taxa de mortalidade do Estado.
Para o médico e diretor geral do hospital de campanha de Parnaíba, Dr. Darllan Barros, o índice elevado se dá, dentre outros fatores, devido à proximidade com os estados do Maranhão e Ceará. “Temos uma cidade flutuante, é esperado que a maior cidade depois de Teresina tenha realmente a maior incidência, é normal. Os casos estavam subnotificados e agora estamos testando e os números estão aumentando”, frisou o médico.
De acordo com a médica e diretora técnica do hospital de campanha Hospital Nossa Senhora de Fátima, Dra. Daniela Machado, Parnaíba está recebendo pacientes de estados vizinhos. “Estão dando endereço de parentes que residem em Parnaíba para serem atendidos por nós. Um fator que pode está contribuindo para esses números é o fato de que podemos está entrando no pico da pandemia por aqui” finalizou Daniela.
Segundo especialistas, se os números continuarem aumentando vertiginosamente, Parnaíba poderá se tornar nas próximas semanas o epicentro da pandemia no Piauí.
Fonte:Piauí em Dia