Paciente não desenvolveu imunidade ao novo coronavírus em Parnaíba.
O caso do paciente que já tinha tido alta médica do Covid-19 no dia 10 de maio, voltou a testar positivo nesta terça-feira (02 de junho). A ocorrência foi divulgado pela Secretaria de Saúde do município através de Boletim Covid-19. Há relatos ao redor do mundo de casos de reinfecção e até reativação do vírus.
Imunidade ao coronavírus
Por enquanto, a ciência não sabe muito sobre a capacidade de os humanos desenvolverem imunidade contra o novo coronavírus e quanto tempo demoraria essa proteção. Em experimentos, macacos infectados foram capazes de produzir imunidade e não foram atingidos novamente após a cura.


Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (02) pela Secretaria de Saúde de Parnaíba
No caso de humanos, o organismo pode desenvolver anticorpos neutralizantes capazes de se ligarem ao coronavírus e torná-lo inativo, bloqueando uma possível infecção. Ainda que isso não aconteça com todos os pacientes, apenas uma minoria é incapaz de produzir anticorpos; para a maioria, a infecção causada pela covid-19 gera uma resposta imune do corpo.
Especialistas apontam que a infecção causada por outros coronavírus pode gerar uma imunidade contra o tipo específico de vírus por meses e até anos. Contudo, ainda é preciso descobrir exatamente como o mecanismo atua para proteger o corpo humano no caso do novo coronavírus e saber quanto tempo duraria essa proteção.
A resolução dessas questões pode gerar resposta para outra grande pergunta sobre a duração da crise causada pela covid-19: a pandemia pode continuar sendo disseminada pelo mundo em ondas, atingido um mesmo país diversas vezes?
Jornal da Parnaíba