O secretário Estadual de Justiça, Carlos Edilson, anunciou nesta quinta-feira (11) que está suspensa o ingresso de novos presos na Penitenciária Mista de Parnaíba, após detentos e policiais testarem positivos para a Covid-19. Nessa penitenciária há 568 presos, sendo que 26 estão com o novo coronavírus. A unidade passa por uma ampla testagem para evitar mais contaminação. 
"Entramos em contato com o delegado geral Lucy Keijo e o secretário de Segurança (Rubens Pereira), nós suspendemos o recebimento de presos na unidade. Emitimos ontem uma portaria proibindo toda a atividade dentro da unidade que importe deslocamento de presos, como para o setor odontológico, atendimento de advogados, por exemplo. Vamos ter uma atenção redobrada", disse o secretário.
Além disso, Carlos Edilson acrescenta que a Sejus reforçou o uso de equipamentos de proteção individual na penitenciária de Parnaíba: os detentos receberam, cada um, três máscaras, e os policiais penais receberam cinco máscaras. Hoje, o sistema carcerário piauiense possui cerca de 5.500 presos. 
Esse é o primeiro casos de testagem positiva interna no sistema penitenciário piauiense para a Covid-19. Os presos contaminados estão isolados e recebem atendimento médico dentro da unidade prisional. 
Carlos Edilson esclarece que a priori os presos que testaram positivo para a doença laboram na área externa da unidade, ou seja, são os que trabalham na limpeza e na cozinha da unidade. 
O secretário ressalta que medidas preventivas são adotadas desde o mês de março, como a suspensão das visitas e das audiências na unidade. "Mas nós estamos em uma pandemia e, infelizmente, tivemos testagens positivas e negativas nos internos da Penitenciária Mista de Parnaíba. Tivemos policiais penais e militares também nessa unidade".
"Diante disso, nós tomamos algumas medidas. Primeiramente, nós enviamos uma grande quantidade de testes para fazer a testagem em todos os servidores e internos. Nós fizemos os primeiros atendimentos nesses internos, que estão com sintomas leves. Eles foram atendidos por médicos da cidade. Eles estão isolados. A secretaria municipal de Saúde de Parnaíba fez esse pronto-atendimento. É uma situação difícil, reconhecemos que a situação é extremamente preocupante, mas estamos atentos". 
Até o momento, de acordo com a Sejus, cinco policiais penais e cinco policiais militares testaram positivos e foram afastados das suas atividades. 
"Recentemente, nós tivemos dois casos de internos com Covid-19, da Operação Delivery, mas eles já chegaram com o teste positivo no sistema prisional", ressalta o secretário. 
Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com