Sindicato diz que agente era do grupo de risco. Segundo Sinpoljuspi, o policial penal, identificado como Nilton Tupinambá, sofria de hipertensão, mas mesmo assim não estava afastado das funções na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina.
Sindicato afirma que causa da morte é coronavírus (Foto: Reprodução)
Um policial penal, lotado na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, morreu nesta sexta-feira (05/06). O Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi) afirmou que a causa da morte foi coronavírus. A Secretaria de Justiça do Piauí (SSP-PI), no entanto, não confirmou a informação, explicou que ainda não obteve o laudo e que está averiguando o caso.
Segundo o vice-presidente do Sinpoljuspi, José Roberto, ao OitoMeia, o policial penal, identificado como Nilton Tupinambá, sofria de hipertensão, mas mesmo assim, não estava afastado das funções na Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina. O servidor trabalhava normalmente, quando na quinta-feira (04) passou mal e foi internado.
“O último plantão dele foi ontem. Ele iniciou o plantão, no decorrer do dia começou a passar mal e ficou internado. Hoje no início da tarde ele veio a óbito”, explicou.
De acordo com o José Roberto, os policiais penais que fazem parte do grupo de risco não foram afastados dos cargos durante a pandemia de Covid-19 no Piauí. A Justiça determinou que o estado efetuasse a liberação de agentes com comorbidades ou idade avançada na terça-feira (03). Porém, até está sexta (05), a Sejus ainda não ainda não procedeu a ordem, garante o vice-presidente do Sinpoljuspi.
“A Sejus não procedeu a liberação dos policiais que compõem o grupo de ricos seja por comorbidades,seja por comorbidades, seja por idade. O sindicato ingressou ainda no mês de março, por meio de processo administrativo, solicitando que a Sejus procedesse essa liberação, sem perca na remuneração, mas não fomos atendidos. E apenas no dia 3 de junho conseguimos uma liminar favorável. Mas desde da decisão, a Sejus ainda não procedeu essa liberação por decisão judicial”, explicou.
Questionada pelo OitoMeia sobre o afastamento de policiais penais que compõem o grupo de risco durante a pandemia de coronavírus, a Sejus não respondeu até o fechamento desta reportagem.
Fonte: Paula Sampaio/OitoMeia