Há casos confirmados em quatro unidades penais do estado, em Teresina, Altos, Parnaíba e São Raimundo Nonato. A Secretaria de Estado da Justiça informou que presos já foram isolados.
Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, já registrou 50 caso da Covid-19 — Foto: Patrícia Andrade/G1
O sistema prisional do Piauí tem 91 detentos com a Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A informação foi confirmada ao G1 nesta quinta-feira (18). Segundo o órgão, há casos confirmados em quatro unidades penais do estado.
A Sejus comunicou, por nota, que os detentos já foram isolados dos demais e estão recebendo acompanhamento médico. Leia a nota na íntegra ao fim da reportagem
A Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba, é a unidade com o maior número de casos, com 50 presos diagnosticados com a doença. Em seguida, a Cadeia Pública de Altos, com 32 casos confirmados.
A Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, tem 8 detentos com a Covid-19. E a Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, registrou um caso de infecção pelo coronavírus.
Desde essa quarta-feira (17), a Sejus passou a testar todos os presos antes de entrarem nas unidades penais. Até então, somente aqueles que apresentavam sintomas da Covid-19 eram examinados.
Leia a nota da Sejus na íntegra:
A Secretaria de Estado da Justiça informa que 91 internos do sistema prisional do Piauí testaram positivo para o coronavírus, nas seguintes unidades: Penitenciária Mista de Parnaíba, Casa de Detenção Provisória de São Raimundo Nonato, Casa de Detenção Provisória de Altos e Penitenciária Regional Irmão Guido. A Sejus informa, ainda, que os detentos já foram isolados dos demais e estão recebendo acompanhamento médico.
Decretos determinam distanciamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.
Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.