O presidente da Confederação Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil (CMB), Mirocles Veras, concedeu entrevista para a edição deste sábado (12) do Jornal Nacional, da Rede Globo, quando falou sobre o cenário das instituições filantrópicas que estão com quase 100% de ocupação nos leitos de UTI para pacientes com Covid-19.


Assista abaixo a reportagem:

De acordo com reportagem do televiso, em São Paulo a ocupação de leitos com doentes da Covid aumentou nas últimas semanas e o governo do estado já vê taxa de infecção em nível maior do que no primeiro pico da pandemia.

A mesma pressão que os hospitais públicos estão sentindo atinge também as unidades de saúde filantrópicas, como as Santas Casas, que atendem pelo SUS. Em São Paulo, a Santa Casa tem 75% dos leitos de UTI ocupados. Na enfermaria, que recebe pacientes que não precisam ser intubados, só 14% dos leitos estão disponíveis. Na quarta-feira (9) foi o pior dia: a lotação chegou aos 100%.
Presidente da CMB, Mirócles Veras

O drama nas Santas Casas não está somente em São Paulo conforme anuncia Mirocles. “As nossas Santas Casas e hospitais filantrópicos no Brasil estão hoje com quase 100% de ocupação. Nós temos 100% da Santa Casa de Belo Horizonte, 100% na Santa Casa do Rio Grande do Sul, 100% nas instituições filantrópicas do Paraná. Temos sentido o crescimento de uma forma muito forte na ocupação dos nossos leitos de UTI”, diz Mirócles Veras,

Por Luzia Paula com informações e imagens do Jornal Nacional