agepi
Sobre o sistema de esgotamento sanitário de Parnaíba, a Agespisa informa o seguinte.
O sistema de esgotamento sanitário de Parnaíba dispõe de pessoal e dos equipamentos necessários para a operação e manutenção de redes coletoras, de elevatórias e de lagoas de tratamento. Atualmente a empresa atende à população de Parnaíba, contribuindo com a saúde pública, permitindo a verticalização e valorizando os imóveis da cidade; contudo, há alguns locais onde, apesar de existir o esgotamento sanitário, a estrutura não pertence à Agespisa; portanto, não é operado pela empresa. É o caso do conjunto Dom Rufino. Nenhum morador dessa área paga pelo serviço de esgotamento sanitário à Agespisa. Por conseguinte não é de responsabilidade da companhia a operação nem a manutenção dessa rede. Outros locais como os bairros Santa Luzia, São Vicente de Paula e conjunto Joaz Souza fazem parte de uma expansão de rede esgoto de uma obra que nesse momento encontra-se parada; mesmo assim houve a interligação de algumas unidades sanitárias a essa obra inacabada que, repetimos, não é da Agespisa, bem como também há derrame de esgoto a céu aberto.
Outro sistema de coleta de esgotos está localizado no bairro Mendonça Clark no centro de Parnaíba. Esse também é de responsabilidade da prefeitura de Parnaíba.
Como nenhum dos casos citados faz parte do sistema operado pela Agespisa, a empresa não tem nenhuma responsabilidade pela sua operação ou manutenção.
Fonte: Ascom Agespisa