Criado com a missão de arrecadar absorventes para serem doados entre adolescentes que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social na cidade de Parnaíba, PI, o projeto “Pobreza Menstrual PHB” conta com o apoio de voluntários e doadores. Trata-se de uma campanha que já existe em várias cidades brasileiras e que agora chegou a Parnaíba.
Adolescente assistida pelo projeto
Conforme explica a idealizadora da iniciativa no litoral piauiense, Dorane França, as doações vêm de amigos, professores, moradores da cidade e de um doador do Ceará que prefere não se identificar. O projeto foi criado recentemente e ajuda cerca de 30 meninas de 13 a 18 anos.

“Pelos nossos cálculos, dará para atender essas meninas durante dois meses. Continuamos coletando doações para os próximos meses e se a campanha crescer, poderemos assistir mais garotas. No momento temos o cadastro de adolescentes dos bairros Piauí, São Vicente de Paula, Alto Santa Maria, Parque José Estévão e da comunidade Lagoa da Prata. Durante o preenchimento da ficha de cada uma, descobrimos a intensidade do fluxo menstrual da garota assistida e fazemos a distribuição de acordo com este levantamento. Para aquelas que têm um fluxo de baixo a moderado, entregamos dois itens. Já aquelas que têm fluxo intenso ganham três ou mais. Especialmente em relação a este último grupo, temos nos deparado com a pouca disponibilidade de absorventes noturnos, então estamos trabalhando para sanar esta deficiência”, salientou Dorane ao informar que a ideia é abranger mais bairros, como o de Ilha Grande de Santa Isabel, por exemplo.
Proprietária do Sacolão Fartura, situado na Avenida Dr. João Silva, doou vários pacotes de absorventes
Sem dinheiro para comprar absorventes, muitas delas usavam pano, roupa velha e até jornal. Tal alternativa pode trazer graves riscos à saúde da mulher como, lesões, infecção urinária, infecção nos rins e até problemas nos órgão genitais. Muitas meninas também chegam a faltar as aulas durante o período menstrual pela falta de absorvente.
Pontos de coleta e doações
Em Parnaíba as doações podem ser feitas na Banca de Revistas da Praça Santo Antônio, Oliveira Construções (AV. Pinheiro Machado, 3460), Dayane Gleice Designer de Unhas (Rua Benedito dos Santos Lima, 975, no Bairro Guarita), Fran Variedade e Artesanato (mercado de Fátima) e Daiane Fernandes - Salão de Beleza (Avenida Cândido Oliveira, 580, no Bairro Piauí).

PIX: 993.950.103-04.

Instagram: @pobrezamenstrualphb

Por Luzia Paula