O presidente do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba (IHGGP), Reginaldo Júnior, fez uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (02), quando explanou sobre o complemento ao nome do Complexo Porto das Barcas, assunto este que tem gerado muita polêmica na cidade, pois a população julga o ato como uma “descaracterização da história e da memória da cidade”.

Reginaldo Júnior iniciou dizendo que foi surpreendido com a entrevista que o presidente da Fundação Cultural do Estado do Piauí, Fábio Novo, concedeu à TV Costa Norte falando sobre a obra que está sendo realizada no Porto das Barcas e sobre a homenagem que será feita ao empresário João Claudino. “Por isso estou usando a Tribuna desta Casa e solicito que o presidente da Fundação reveja, pois foi tomada esta atitude sem consultar os parnaibanos e as entidades”, exclamou!

Ainda disse que desde o início da reforma o fato vem gerando polêmica. “Nossa luta começou no início da obra quando quiseram descaracterizar as pedras da calçada e tirar a linha da ferrovia que é marco da nossa história. O Porto das Barcas foi construído com o suor de trabalhadores humildes e deve manter a sua originalidade. Quero dizer que nossa história tem que ser mantida viva”, disse Reginaldo Júnior. “Um cidadão por ser secretário de Cultura, e por ser um deputado estadual que deveria manter um contato com cidadão e ouvi-los, antes de tomar qualquer atitude. O nosso repúdio não é com relações ao Seu Claudino, principalmente porque a gente conhece sua história e sua chegada a cidade de Parnaíba, então nossa luta é para manter viva nossas raízes”, emendou.

Sobre a Tribuna, o vereador Batista do Catanduvas (Solidariedade), informou que ficou triste ao tomar conhecimento da alteração do nome do Completo Porto das Barcas. “Recebi muitas ligações e mensagens me cobrando um posicionamento, principalmente porque sou uma pessoa ligada à cultura. Eu iria solicitar a vinda do secretário de Cultura para dar explicações, mas a vereadora Fátima já fez a petição. Vou deixar para perguntar algumas coisas ao secretário. Eu não posso me calar com um tapa desse na cara da sociedade parnaibana, na cultura e nossa história. O seu João merece ser homenageado, porém no Complexo Porto das Barcas não tem como mudar o nome. Vejam outro jeito de homenageá-lo”, ponderou.
O parlamentar Assis Car (PROS), também se posicionou contra o complemento “Porto das Barcas – Seu João Claudino”.

“Nascemos e nos criamos ouvindo as histórias do Porto das Barcas, então vejam outra sala dentro do Porto das Barcas para homenagear Seu Claudino. E quero dizer que faço parte desta luta”.

O vereador Zé Filho Caxingós (PL), disse que compartilha da mesma ideia dos demais colegas, que afirma que Porto das Barcas não necessita de mudança e que considera um erro do secretário de Cultura não procurar os historiadores da cidade para conversar e ver as possibilidades. “Está ótimo o nome do Complexo Porto das Barcas, e não precisa acrescentar e nem tirar nenhum nome. Agora vou aguardar e escutar a fala do secretário de Cultura, Fábio Novo, na próxima semana”.

Joãozinho do Trânsito (PSC), declarou que o senhor Claudinho tem seu espaço na cidade de Parnaíba e que como parlamentar, jamais vai aceitar uma mudança dessa natureza. “Porto das Barcas é uma história, é uma lenda do nosso povo e da nossa sociedade. Desde sempre eu acompanho as histórias do Porto Salgado, que é o Porto das Barcas, então é muito importante manter a memória da nossa história conservada”.

Neta Castelo Branco (DEM), sugeriu que fosse encaminhado um requerimento com todos os vereadores signatários destinado ao governador do Estado, Wellington Dias (PT) e o secretário de Cultura Fábio Novo, expressando que a população não aceita o complemento do nome.

“Porque a cidade de Parnaíba tem que ser respeitada. A população é a voz do povo e deve ser respeitada e o pedido que estamos fazendo é em nome da população que tem nos procurado e nós somos os representantes da população. O secretário deveria ter ouvido a população, então peço que eles revejam e tenham respeito”, frisou.

Edcarlos Gouveia( PP), disse que tem um respeito muito grande pela história do Seu Claudino. “Ele é um grande homem que contribuiu muito pelo Estado do Piauí e também é o maior empresário do Estado, mas pontuo que deve continuar somente com o nome Porto das Barcas e nada contra, mas sim a favor da nossa cidade e da nossa identidade que é muito importante”, argumentou ao destacar ainda que o Porto das Barcas é conhecido mundialmente e ficou ótima a revitalização do local para a cidade.

O vereador David Soares(PP,) destacou a fala da Tribuna com relação ao resgate histórico que foi muito bem apropriado. Disse que Seu Claudino foi um grande empreendedor, um grande investidor que gerou vários empregos e renda no Estado e que merece todas as homenagens, porém afirmou que a alteração de nome descaracteriza a história da cidade. “O homenageado realmente merece seu espaço na memória e no coração, todavia o Porto das Barcas não seria um local adequado, mas eu acredito no diálogo para que possamos manter a história belíssima do nosso Porto das Barcas”.

O pedido foi feito por meio do requerimento de autoria da vereadora Fátima Carmino (PT) que foi aprovado, convidando o secretário de Cultura para participar na próxima semana da Tribuna Livre para que ele possa escutar e responder sobre a nova nomenclatura.

“O Porto das Barcas é o coração da nossa cidade, de todas as e todos os parnaibanos têm um apreço muito grande, por isso que serve o diálogo para ouvirmos as pessoas para poder ser revisto o que é necessário. Quero dizer que o deputado Fábio Novo é muito aberto ao diálogo, e também não entendo porque não teve esse diálogo inicialmente a respeito do assunto, mas somente ele poderá explicar, e por isso fiz o requerimento solicitando a sua vinda à Câmara, explicou Fátima Carmino.

Daniel Jackson (Solidariedade), expressou em sua fala sobre o assunto dizendo que existem várias manifestações, principalmente nas redes sociais, “Eu recebi algumas ligações e algumas mensagens sobre o tema, mas quero salientar que Porto das Barcas é patrimônio histórico da nossa cidade. Eu entendo as homenagens que o senhor Claudino merece, mas pode ser em outro lugar, pois precisamos preservar a nossa história e o sentimento dos parnaibanos para que não haja alteração no complexo turístico. O local tem história de pessoas que suaram suas camisas, como meu, seu Agostinho que foi estivador. Acredito no diálogo que vai ser aberto com o secretário de Cultura, o deputado Fábio Novo e que ele possa rever esta decisão”.

O autor da propositura, o presidente Carlson Pessoa(DEM), disse que a Casa tem sido procurada diariamente para tratar de todos os assuntos inerentes a sociedade e também de outras cidades circunvizinhas. “Quero destacar a importância de cada vereador e de cada vereadora. Sei que temos limitações, que não podemos gerenciar ou legislar todos os temas todos os assuntos, mas podemos ecoar a fala para tentar resolver os problemas da sociedade, por isso que me orgulho principalmente dessa Legislatura. A exemplo do Instituto Histórico que nos procurou e estamos ecoando a voz dos historiadores de Parnaíba. Vamos dar voz ao secretário Fábio Novo, pois conheço a civilidade, pois acompanhamos daqui a sua desenvoltura política. Quero salientar a importância desta Casa Legislativa no trato dos assuntos inerentes a nossa cidade, e quero parabenizar a todos vereadores e vereadoras pela forma lúcida e racional que fizeram suas colocações. E afirmo, o seu Claudino merece todo respeito do Piauí e de Parnaíba”, finalizou.

Ascom / CMP