NNa manhã desta terça-feira (8) uma tromba d'água foi registrada no mar da Praia da Pedra do Sal, na cidade de Parnaíba, a 337 Km de Teresina. Moradores da região gravaram vídeo registrando o fenômeno.

Apesar de assustar quem vê, a tromba d'água é um fenômeno que geralmente não tem potencial de letalidade. O climatologista Werton Costa explica que  tromba d’ água está acima do redemoinho tradicional, mas está abaixo do tornado convencional, no que diz respeito a tamanho, capacidade de vento e de provocar danos.

"A tromba d'água se forma de um jeito bem clássico. Tem a relação de uma superfície de água, que pode ser o mar ou um grande rio, com uma nuvem, que é uma nuvem cumuliformes. Ele vai se formar respondendo a uma mudança de temperatura e de pressão entre o mar e céu. O mar aquecido vai rapidamente evaporar e um jato de ar quente vai ser lançado para o alto. Ao mesmo tempo, correntes de ar frio sairão do interior da nuvem. Essa subida rápida vai fazer o vento girar. Então vai sair do interior uma nuvem funil e quando esse funil tocar a água a gente tem a tromba d'água”, explica o Werton.

A tromba d’água geralmente tem velocidade menor que o tornado, em torno de 60Km/h, menor extensão e não costuma provocar grandes danos. Há risco de embarcações pequenas virarem e  de transtornos para banhistas.

“ É um fenômeno raro, embora já tenha sido registrado no litoral. Essa é a terceira ou quarta vez em 5 anos que acontece. Em Teresina já foi registrada  uma nuvem funil sobre o rio Parnaíba,  na zona Norte”, relembra Werton Costa. 


Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com