Há migração do Ceará de grupos como GDE e CV para o Piauí. Confira as medidas urgentes que estão sendo tomadas.
“A previsão é de instalarmos esse gabinete integrado na próxima quarta-feira (22), em Parnaíba, sob a coordenação do Tenente-Coronel Pacífico e do Delegado Regional Eduardo Ferreira”, explicou o Secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira após participar de uma reunião em Parnaíba na manhã desta segunda-feira (20).



 
Os municípios do litoral piauiense vivem situação complicada com a migração de facções criminosas vindas do Ceará. Por lá existe uma forte disputa pelo controle do tráfico principalmente pelos Guardiões do Estado (GDE), que tem origem local, e Comando Vermelho (CV) do Rio de Janeiro, hoje enraizado naquele estado. Para ampliar área de atuação tem intensificado avanço para outras fronteiras, como é o caso do Piauí.
O Gabinete de Gestão Integrada terá participação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Penal, Polícia Civil e Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança. Além disso, será reforçado o contato com órgãos de segurança pública de outros Estados, com Ceará e Maranhão para monitorar as facções.
“Entre as medidas mais urgentes definimos ampliar as operações ostensivas com reforço de equipes especializadas de Teresina já a partir da próxima sexta-feira até o final do ano. Também estaremos com uma força tarefa de investigação integrada para enfrentamento a essas facções com participação de policiais civis e federais, entre outras ações”, destacou o Secretário Rubens Pereira.
Gabinete com policiais estaduais e federais combaterá facções criminosas no litoral do Piauí Imagem da internet
Fonte: Wesslley Sales