O Ministério Público, através da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, tendo como titular o promotor Rômulo Paulo Cordão, também está articulando junto às forças de segurança e a gestão estadual, soluções para o Núcleo Regional de Perícia Criminal de Parnaíba e ações contra grupos faccionados que tem atuado na cidade. A justiça tem pesado nas decisões contra esses criminosos.
Quanto ao Núcleo de Perícia Criminal em Parnaíba, Rômulo Cordão informou que foi aberto um processo investigativo que resultou na oitiva tanto de profissionais como de usuários do serviço, bem como da Direção do Instituto de Polícia Científica para adoção de imediata de medidas paliativas referentes ao quadro de funcionários e no prazo maior a realização de concurso público.
O Promotor informou ainda que há uma investigação quanto a conduta de funcionários que pode resultar na responsabilização criminal. Readequações na estrutura física do prédio também são condições observadas pela Promotoria e objeto de reinvindicação dos funcionários.
O promotor Rômulo Cordão reafirmou a união de forças da segurança pública e da justiça no combate a criminalidade na região, resultado da briga por espaço de grupos faccionados em Parnaíba. Citou que as reuniões estratégicas realizadas com as forças de segurança e a Justiça agregam aparato e importantes definições a cerca de pontos de gargalo e investigações eficientes para melhor resultado da atuação processual. PCN