Recentemente, o Ministério Público Estadual recebeu denúncias de demora para realização de necropsias, procedimento médico que objetiva evidenciar a causa da morte de um indivíduo


Por Eduardo Machado, In Foco.
 
Instituto de Medicina Legal de Parnaíba. - Foto: Arquivo/In Foco.
O Ministério Público do Piauí, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, que tem atribuição para o exercício do controle externo da atividade policial, instaurou procedimento administrativo com o objetivo de apurar a situação do Instituto de Medicina Legal (IML) da cidade.

Recentemente, o Ministério Público Estadual recebeu denúncias de demora para realização de necropsias, procedimento médico que objetiva evidenciar a causa da morte de um indivíduo.

MATÉRIA RELACIONADA:

Na última quarta-feira, 15 de setembro, o promotor de Justiça Rômulo Cordão, titular da 8ª Promotoria de Justiça, esteve no IML e constatou deficiências no atendimento às pessoas que precisam dos serviços do instituto. Entre as irregularidades, foram verificadas: falta de motoristas e de auxiliares de necropsia, descumprimento injustificado da escala de plantão por legistas e precariedade estrutural.

“Trata-se de serviço essencial, que não pode sofrer interrupção. Nada justifica que o cidadão procure a repartição e não consiga atendimento em tempo razoável. Nossa missão é fiscalizar e verificar como o IML está funcionando, e responsabilizar quem eventualmente está provocando falhas, pois constatamos que decorreram longos períodos de tempo para liberação de corpos, em prejuízo das famílias atendidas”, pontuou o promotor de Justiça.