O Piauí saiu da zona de risco da Covid-19 com a redução das internações e menor procura por atendimento. Em Parnaíba, a porta de entrada de atendimento é o Anexo II do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). A ocupação de leitos caiu para 15% nesta unidade de saúde. O avanço é bastante positivo.

“Graças à progressão das medidas de proteção, principalmente a vacinação, nós vimos uma progressão de redução de casos, de junho a julho a gente teve uma redução de praticamente 100% na ocupação, nos primeiros dias de setembro puemos reparar uma nova redução no quadro de pacientes”, comemorou Diêgo Afonso, diretor geral do Anexo II do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

Os atendimentos no Anexo II em 2021 chegam a 1856 casos acolhidos; mas o total desde abril deste ano, contado com o Anexo I chegam a 4120 atendimentos até, então. Por conta da redução da procura, bem como das internações alguns leitos estão sendo desativados de forma bem pensada. “Nós tínhamos 40 atendimentos/dia em nossa porta de entrada e reduziu para 15 pacientes”, informou Diêgo Afonso.

O boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) informou a retirada do Estado do Piauí da zona de alerta referente à ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta voltado para pacientes com Covid-19. Mesmo diante de números não há liberdade ainda para que a população negligencie os cuidados sanitários.(Daniel Santos)