Hoje, dia 07 de outubro, é aniversário de 57 anos de fundação do 2º Batalhão da Polícia Militar “Major Osmar”, unidade da Polícia Militar do Piauí, localizada em Parnaíba, que carrega o nome daquele que foi responsável pela sua instalação no ano de 1964.
Neste ínterim de mais de cinco décadas, homens e mulheres contribuíram efetivamente com a segurança da população dessa altaneira cidade litorânea. Os obstáculos foram inúmeros, mas os resultados apresentados.


Foram travadas batalhas quase invisíveis, na ostensividade e prevenção, com questões relacionadas à criminalidade, à segurança pública e à violência urbana nas cidades que fazem parte da área do batalhão e que tanto têm crescido no decorrer dos anos, bem como o policiamento nas zonas rurais.


Nesse período, vários foram os reforços e apoios de forças amigas e das demais unidades da própria Corporação Polícia Militar do Piauí ao trabalho do 2º Batalhão, que é composto de duas Companhias, sendo a 1ª na própria sede, em Parnaíba, e a 2ª em Cocal da Estação. A Unidade conta, ainda, com o 2º Esquadrão de Cavalaria da PMPI, uma Força Tática, uma ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas), um Pelotão de Policiamento de Trânsito, o trabalho de Inteligência e Reservado, o serviço administrativo e o único Grupamento de Atendimento Especializado Criança Idoso e a Mulher (GAECIM) do âmbito da PMPI.


Além disso, o 2º Batalhão “Major Osmar” conta com várias operações preventivas, que são realizadas diariamente, como a Impacto, a Visibilidade, a Sossego, a Bloqueio e a Vigilare, sem falar nas Blitz e nas barreiras de trânsito, que são rotinas do policiamento convencional.
Muito colaboramos nesses 57 anos!

Parabéns
2º Batalhão!
DCOM