Material laboratorial do paciente foi encaminhado ao Ministério da Saúde, que confirmará ou não se o caso é de reinfecção.

Em Parnaíba, município situado 335 quilômetros ao Norte de Teresina, um paciente testou positivo para o novo coronavírus duas vezes em cinco meses, sendo a primeira ainda em maio e a segunda no final de setembro.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (26) pela médica infectologista Renata Beltrão, que é diretora do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima na cidade.

"A gente teve um paciente de 40 anos, previamente hígido, sem nenhuma doença maior, que esteve com sintomas em maio. Nesse período ele foi diagnosticado e foi acompanhado, tratado, ficou bem, curado. Depois seus exames vieram negativo em um segundo momento e agora, neste instante, ele apresentou novamente os sintomas no final de setembro, entre o dia 30 de setembro e início de outubro", informou.

Segundo a médica, somente o Ministério da Saúde poderá confirmar, através de estudo dos exames laboratoriais do paciente, se o caso é ou não de reinfecção pelo Sars-CoV-2, nome científico do novo coronavírus.

"Com isso, por duas vezes ele apresentou os sintomas e testou positivo duas vezes em cinco meses. Não necessariamente é um caso de reinfecção. Existem duas possibilidades para esse caso, a recrudescência, que é se o mesmo vírus que estava lá em maio tivesse permaneceu adormecido e ressurgiu agora no final de setembro, como se o vírus ficasse hibernando, ou então a reinfecção, quando uma nova carga viral acomete o paciente, ou seja, se não é a mesma carga viral detectada em maio, mas isso só o Ministério da Saúde vai dizer", explicou.

Liubliana Borges
Segunda suspeita.
Em junho, Liubliana Borges, técnica em Enfermagem do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), também em Parnaíba, foi o primeiro caso suspeito de reinfecção no município.

Entretanto, Renata Beltrão afirmou que ainda não houve o resultado sobre a suspeita envolvendo Liubliana. "Ainda não veio o resultado, pois tinha menos exames que o outro, o dela era baseado em exames sorológicos, o que não deixa de ser importante a ser investigado. Já o caso do paciente de 40 anos temos o exame sorológico mais o PCR, ou seja, temos duas vezes o material das repercussões clínicas e sorológicas", disse. Todo o material envolvendo o paciente de 40 anos já foi devidamente encaminhado ao Ministério da Saúde (MS).

Hoje a cidade de Parnaíba possui 135 mortes por Covid-19 e 7.333 casos confirmados do novo coronavírus, mas está a 46 dias sem nenhuma morte e pouquíssimos casos de internação.

Fonte:  Piauí Hoje