Fiscalização de combate ao Covid-19 vai atuar nos
, uma força tarefa é montada em Parnaíba , município da região Norte do Piauí, para a revitalização e limpeza das dependências dos cemitérios para receber milhares de visitantes durante o feriado de Dia dos Finados, tradicionalmente celebrado no dia 2 de novembro.
Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, o Ministério Público do Piauí, na pessoa do Promotor de Justiça, Dr. Francisco Túlio Ciralini Mendes, ordenou que a Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, intensifiquem os trabalhos de fiscalização que determina o uso obrigatório de máscaras em espaços públicos e o distanciamento social, conforme o decreto estadual para o enfrentamento ao Covid-19, assinado pelo governador Welligton Dias, no dia 22 de abril, na qual a transgressão constitui em infração sanitária, podendo gerar uma multa de R$500 (quinhentos reais) a R$1.000,00 (mil reais) a quem for flagrado descumprindo as normas impostas.
Mesmo em tempos de pandemia, a previsão é que haja um deslocamento considerável de pessoas aos cemitérios durante todo o feriado e, por isso, os órgãos de inspeção irão intensificar os trabalhos, a fim de seguir os procedimentos estabelecidos pelo protocolo de segurança.


Todas as medidas observadas na resolução incluem manter o distanciamento de, no mínimo, dois metros, uso de álcool em gel, e ainda deve-se recomendar que idosos e demais pessoas do grupo de risco fiquem em casa.
"Solicitamos a população, que deseja homenagear seus amigos e familiares já falecidos, que respeitem as regras de distanciamento social evitando aglomeração e que façam o uso de máscara e álcool gel. Esperamos que o povo entenda o momento que passamos e se adeque as regras estabelecidas por lei para passarmos esse feriado com a maior segurança possível”, destacou o senhor Antônio Honório, um dos coordenadores da Vigilância Sanitária de Parnaíba .
Fiquem atentos
* Uso obrigatório de máscara
* Evite aglomerações
* Faça uso de álcool gel
* Respeite o distanciamento social