O Piauí está em alerta para risco moderado de ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 24h. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) deve atuar nesta quinta (5) e sexta-feira (6), ainda que mais enfraquecida. Após esse período, há uma tendência de redução das chuvas, por aproximadamente 5 a 7 dias.

Sônia Feitosa, meteorologista da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), explica as chuvas "fora de época". "Essas chuvas não esperadas formaram-se por conta de um sistema que atua agora, mas está se dissipando. Sábado acredito que ela não atue mais. A ZCAS forma um corredor com muita umidade cruzando o país na diagonal, o que favorece a chuvas em boa parte do Brasil, incluindo o Nordeste brasileiro, por conta da grande umidade", explica.

O tempo da ZCAS é curto. "Entre 4 e 5 dias. Ela está acabando. A partir de sábado devemos passar uma semana sem chuvas. No Sul do Estado as chuvas já começaram, já começou a temporada, mas com certa irregularidade. É a transição do período", acrescenta.

Área alagada depois do temporal ocorrido na noite de 3 de novembro em Parnaíba (PI) - Foto: PHB Drones
Previsão para esta quinta-feira (5)

TERESINA – Clima parcialmente nublado a nublado com chuva a qualquer hora do dia. Temperatura mínima de 23°C e máxima dde 33°C. Ventos fracos/moderados com rajadas. 

LITORAL/PARNAÍBA – Parcialmente nublado a nublado com possibilidade de chuva rápida. Mínima de 26°C e máxima de 33°C. Ventos fracos/moderados com rajadas.

Previsão para esta sexta-feira (6)

TERESINA – Parcialmente nublado com aumento de nebulosidade e chuva rápida à noite. Mínima de 23°C e máxima de 35°C. Ventos fracos/moderados. 

LITORAL/PARNAÍBA – Claro a parcialmente nublado com tempo instável à noite. Mínima de 24°C e máxima de 34°C. Ventos fracos/moderados com rajadas.

Fonte: Blog do Lucrécio/MN