O presidente da CMB, Mirocles Véras e o diretor geral da Confederação, Mário César Homsi Bernardes, participaram, junto a outras entidades e ao deputado federal, Pedro Westphalen, de reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga e o secretário da SAES, Sérgio Yoshimasa Okane, nesta quinta-feira (22). No encontro, os representantes das instituições apresentaram suas preocupações e pleitos, principalmente os relacionados ao atual momento da pandemia. Entre as entidades participantes estavam a ANAPH (Associação Nacional de Hospitais Privados), ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), FBH (Federação Brasileira de Hospitais) e CNSAÚDE (Confederação Nacional da Saúde).

Durante a conversa, foi colocada a importância de apoio ao projeto do deputado Pedro Westphalen, que permite aos hospitais quitarem suas dívidas tributárias com prestação de serviço ao SUS.

As entidades também pautaram o pleito de que uma parte dos recursos arrecadados pelo Sistema S e cuja uma parcela é destinada à capacitação profissional no setor do comércio, seja estendida para capacitar profissionais da saúde. O ministro se colocou à disposição para evoluir junto às entidades na proposta.

As instituições participantes relataram os esforços que estão fazendo para viabilizar os medicamentos do kit intubação e para manterem os atendimentos aos pacientes da Covid-19. Em operação inédita, Santas Casas e hospitais filantrópicos se uniram em importação coletiva de sedativos e medicamentos do chamado kit intubação para assegurar o atendimento aos pacientes. A primeira importação, realizada com a coordenação da CMB, se concretizou no dia 16, assegurando ao menos 30 dias de estoques para 94 instituições. O ministro ficou grato em ver as ações dos hospitais em tomar a iniciativa para importação.

“Nos colocamos à disposição para contribuir em tudo o que pudermos para enfrentar essa fase tão difícil que estamos passando e nos fortalecer ainda mais”, falou.

Ainda sobre a questão dos medicamentos, o secretário da SAES, Sérgio Yoshimasa Okane ressaltou a importância de que seja relatado à Anvisa casos de preços abusivos de medicamentos, pois as praticantes do ato serão multadas.

Ascom