Político estava internado há 15 dias com câncer no cérebro. Ele é pai de uma das filhas da deputada federal Iracema Portella
Ex-governador do Piauí Guilherme Melo Foto: Divulgação
Morreu nesta quarta-feira (21) o ex-governador do Piauí Guilherme Melo, aos 68 anos. Ele era o atual diretor da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O falecimento foi em decorrência de um câncer de cérebro no qual o político vinha lutando.
Guilherme Melo estava internado há 15 dias para tratamento no Hospital de Terapia Intensiva (HTI), em Teresina, e faleceu às 23h horas, informou a viúva do ex-governador, Naira Danielle Melo. Ainda não está definido o local do velório e do sepultamento do ex-governador.
Guilherme Melo deixa uma filha, a médica Cínthia Portella, de seu casamento com a deputada federal Iracema Portella, do Progressistas. Filho de João Mendes Olímpio de Melo e Luzia Cavalcante Melo.
Membro do MDB e presidente do diretório municipal do PMDB em Teresina, ingressou depois no PDS e foi nomeado Chefe da Casa Civil no primeiro governo Hugo Napoleão deixando o cargo em solidariedade ao seu então sogro Lucídio Portela quando da cisão governista que resultaria na criação do PFL sendo eleito deputado estadual em 1986.
Quatro anos mais tarde, os líderes recompuseram a aliança e em virtude de uma firme ligação política com Lucídio Portela foi escolhido candidato a vice-governador do Piauí na chapa de Freitas Neto colhendo a vitória no segundo turno das eleições de 1990. Ingressou nas legendas que sucederam ao PDS sendo efetivado governador em 30 de março de 1994 quando o titular renunciou para concorrer ao Senado Federal estando então filiado ao PPR e meses depois ao PPB e por esta legenda foi eleito primeiro suplente de deputado federal.
No segundo governo Hugo Napoleão presidiu a COHAB/PI (Companhia de Habitação do Piauí S/A) exercendo o mandato de deputado federal por curto período ao final de 2002 quando Heráclito Fortes foi secretário municipal de Defesa Civil.
Em 2006 foi candidato a deputado estadual pelo PDT sem lograr êxito.
Formado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília, atuou como empresário do ramo imobiliário, cumprindo antes estágios no Banco do Brasil e no Banco Central do Brasil.
Assessor da extinta Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMBRATER) e também da Câmara dos Deputados, atuou como membro do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI) no estado do Piauí, além de diretor de empresas como a Imobiliária Primavera e a Novaterra Reflorestamento e Agropecuária, além de ter assessorado a CEPISA (Companhia Energética do Piauí S/A) e de ter sido um dos diretores da Associação Comercial do Piauí. Bacharelou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí em 1983 atuando como advogado.
Guilherme Melo exerceu, como suplente, o mandato de Deputado Federal na legislatura 1999-2003, de 17 de dezembro de 2002 a 15 de janeiro de 2003.
Foi Presidente e Membro do Diretório Municipal do MDB, Teresina, PI; Tesoureiro e Membro, Diretório Regional do PDS, PI; Líder do PDS; Vice-Presidente e Delegado Regional, Diretório Nacional do PPB.
Foi deputado estadual pelo PPB, Período: 1987 a 1991; Vice-Governador, pelo PPB, Período: 1991 a 1993; e governador, pelo PPB, Período: 1994 a 1994., em substituição ao ex-governador Freitas Neto.
Atividades Profissionais e Cargos Públicos:
Secretário Chefe da Casa Civil do Governo do Piauí, Teresina, 1983-1985; Diretor Presidente, COHAB, Teresina, PI, 2001-2002; Assessor de Diretoria, COHABITA, Brasília, DF; Assistente Administrativo, EMBRATER, Brasília, DF; Fundador e Diretor-Gerente, Terranova Reflorestadora e Agropecuária Ltda.; Fundador e Diretor-Gerente, Imobiliária Primavera Ltda.; Diretor, Associação Comercial do Piauí; Assessor Parlamentar, Câmara dos Deputados, Brasília, DF..
Atividades Sindicais Representativas de Classe Associativas e Conselhos:
Diretor, Associação Comercial do Piauí, Zoonoses.; Membro, CRECI; Presidente, Conselho de Administração, COHAB, Teresinha, PI, 2001-2002..
Estudos e Cursos Diversos:
Administração de Empresas Públicas e Privadas, CEUB, Brasília, DF, 1974-1977; Direito, UFPI, Teresina, 1981-1984.

El piaui