Créditos: Conheça o Piauí
“....A pedra e o sol, a pedra, o mar e o sol, assim se fez pedral...”. E é assim, bem musical, que a gente começa nossa viagem de hoje. Esse verso é da música Pedra do Sal, do ilustre cantor piauiense, Teófilo Lima. E o nosso destino? Ela mesma, a praia Pedra do Sal.
Localizada em Parnaíba, município distante 338 Km de Teresina, essa praia é quase que um encanto cênico. Mas de fato como ela é? O que fazer por lá? O Conheça o Piauí mostra tudo isso para você.
#Qual a localização específica
Essa praia do Piauí fica a 15 km da área urbana de Parnaíba. Para chegar até ela o acesso é fácil, com trajeto feito em via asfaltada. E o melhor, muito vento no rosto e as belezas dos cata-ventos
de um parque Eólico.


A Pedra do Sal é a única praia que fica nesse que é o segundo maior município do Piauí e, por isso mesmo, é chamada por muitos como a praia dos parnaibanos. Mas sem dúvida, de todos os visitantes que chegam nela.
Mas a praia está localizada especificamente mesmo é na ilha Grande de Santa Isabel, que é a principal ilha que forma o Delta do Parnaíba. Para chegar até a Pedra do Sal, você pega um caminho que leve até o Porto das Barcas, dentro de Parnaíba, atravessa a ponte sob o rio Igaraçú e depois segue a sinalização que conduz até a praia.
#Como é a praia Pedra do Sal
Essa praia, com 8 km de extensão, tem como característica principal a sua formação por dois rochedos, um que fica próximo à costa e o outro que fica ao largo. Por entre eles passa um canal de 14 metros de profundidade e largura de 3 metros.
O nome Pedra do Sal se deve justamente a um deles. No rochedo próximo ao largo fica depositado muito sal na cavidades das pedras, por conta da evaporação das águas do mar que bate nelas.

A formação se completa com o branco das fortes ondas que batem na pedra e forma tipo umas espumas, deixando a paisagem ainda mais exuberante. Pedras sobrepostas ainda compõem esse cenário, onde você pode ficar nelas, sentir a força das águas batendo nelas e todo esse magnetismo da Pedra do Sal.
Já o rochedo que fica próximo da costa faz uma espécie de separação de praias. De um lado, está a Pedra do Sal mais “mansa”, que é a propícia para banho do mar; do outro, uma Pedra do Sal mais “brava”, mais profunda e que não é propícia para tomar um banho de mar, com toda sua imensidão.

Além desses paredões rochosos, a praia Pedra do Sal é também formada por diversas dunas que decoram a paisagem natural, dando aquele toque charmoso a mais.
#O que fazer na praia Pedra do Sal
Desfrutar aquele mar de águas azuis e quentinhas já seria tudo. Mas tem mais! Na praia Pedra do Sal tem um o farol que é nada mais, nada menos, que do ano de 1873. Ele foi o primeiro farol do Piauí e fez parte do plano de melhoria de iluminação costeira. Esse é um dos atrativos.

Toda a área ao redor da praia Pedra do Sal precisa ainda de mais um processo de revitalização para proporcionar aos turistas mais comodidade. No entanto, toda a estrutura já existente é capaz de agregar quem visita essa perfeição.
Além de suas características naturais, a Pedra do Sal ainda guarda curiosidades. Há relatos que já foram vistos extraterrestres e objetos voadores rodeando a praia. Outros já que os povos Fenícios já passaram nesta praia. Quantos enredos, não é mesmo?!
O que sabemos, de fato, é que a praia Pedra do Sal é uma das preciosidades do Piauí. E que, se a gente fosse você, não perdia por nada uma visita até lá. Vamos nessa?