A prefeitura de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, deve adotar novas medidas de restrição para o município como forma de combate à disseminação do coronavírus nesta quinta-feira (13). Entre as medidas em análise, está o fechamento do acesso à cidade.

O município de Cajueiro da Praia enfrenta um dos seus piores períodos desde o início da pandemia. Atualmente, a cidade turística de pouco mais de 7 mil habitantes ultrapassa os 100 casos de coronavírus ativos. Diante dessa situação, será realizada uma reunião entre a equipe sanitária e gestão municipal para definir se a cidade litorânea irá fechar o acesso à população de outros municípios como forma de reduzir e monitorar o fluxo de pessoas.

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, divulgou um vídeo nas redes sociais para pedir o apoio dos moradores. Ele afirma também que deve publicar um novo decreto municipal para restringir atividades durante o próximo final de semana. “Apesar de estarmos, junto à equipe de saúde, tomando todas as atitudes necessárias para o controle desse vírus no município, chegamos nesse número. Precisamos nos unir mais ainda e preciso da compreensão e conscientização”, relata.

Nas redes sociais da prefeitura, internautas pediram a adoção de um lockdown e paralisação das atividades. Em resposta, a conta oficial do Instagram do município (@prefeituradecajueirodapraia) disse que está analisando todos os setores.

Na semana passada, a sede da prefeitura municipal foi fechada após a contaminação de vários funcionários, incluindo o prefeito Felipe Ribeiro e a primeira dama, Clara Ribeiro. Ambos seguem em isolamento em casa. Na manhã desta quarta-feira (12), a prefeitura informou que o único posto de saúde da cidade continua sobrecarregado e que até agora não recebeu apoio ou orientação do governo do Piauí diante da situação crítica.

Casos e óbitos

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), divulgado na terça-feira (11), o município de Cajueiro da Praia já registrou 2.069 casos confirmados e 23 mortes pelo novo coronavírus.