Bancárias e bancários realizaram nesta quinta-feira (27) o Dia Nacional de Luta pela inclusão da categoria como essencial no Plano Nacional de Imunização (PNI) e por vacina para todos. Em Teresina, a manifestação aconteceu na agência da Caixa Econômica Federal, em frente a praça Rio Branco, e agência do Banco do Brasil Central, da Rua Álvaro Mendes.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI), Odaly Medeiros, destacou que os bancários não pararam de atender durante a pandemia e mesmo assim não estão no PNI. “Nós estamos buscando as autoridades, como o Governo do Estado, Ministério Público e as prefeituras, procurando todos os meios políticos para colocar nossa categoria no plano de vacinação, através do Ministério da Saúde. Essa tem sido uma luta nossa e vai continuar”, ressaltou Odaly Medeiros.

“Os serviços bancários são considerados serviços essenciais. Os bancários das agências do nosso país nunca pararam, nunca fecharam suas portas, nunca abandonaram seus postos. No entanto, a categoria não está sendo reconhecida e não foi incluída como prioridade na vacinação do plano nacional de imunização. Por isso, nós estamos nas ruas, reivindicando o nosso direito como categoria de serviços essenciais”, pontuou o vice-presidente do SEEBF/PI, Gilberto Soares.

A diretora do Sindicato dos Bancários e presidente da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Piauí (APCEF/PI), Glória Araújo, enfatizou que o diálogo é salutar para lutar pela vacinação de todos. “Temos que dialogar, principalmente, com os colegas bancários, que se engajem nessa luta e conversem com os clientes para que eles também deem esse apoio”, disse Glória Araújo.

Arimatea Passos, diretor do SEEBF/PI, destacou que a mobilização repercutiu muito bem dentro da categoria bancária. “É uma necessidade dos bancários serem reconhecidos como prioritários, eles são essenciais. Se eles tivessem parado durante a pandemia, a economia estaria um caos”, finalizou o diretor.

Leal Comunicação & Assessoria