O painel epidemiológico da Sesapi mostra que a média de idade dos mortos por Covid-19 no Piauí está atualmente em 65,1 anos,.
Por João Henrique Bezerra
O Piauí registrou 20 óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas, conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O número de novos casos foi de 1.215. Com essa nova atualização, 2021 já ultrapassou o total de 2020 em número de mortes por conta do novo coronavírus. Só neste ano, o Estado reportou 2857 mortes em decorrência da doença, ante as 2.840 vítimas de todo o ano passado.
Ou seja, as mortes foram ultrapassadas em apenas 139 dias deste ano, menos de cinco meses; contra 306 dias em 2020, quase nove meses. O número de casos não seguiu a mesma velocidade de aumento. Ainda sim, no mesmo período analisado, eles já equivalem a cerca de 90% do índice anterior. Em 2020, foram 143,1 mil pessoas infectadas pela doença. Neste ano, já são mais de 118 mil contaminados no Estado.
É um número similar de vidas perdidas em menos da metade do tempo. Com isso, a média diária de mortes deste ano está em mais que o dobro do ano passado. Em 2020, considerados morreram, em média, 9,3 pessoas por dia em decorrência do coronavírus no Piauí. Já neste não, são 20,5 pessoas morrendo a cada dia, em média, pela doença. Desde o início da pandemia, o Estado contabiliza quase 5,7 mil mortes e mais de 261 mil infectados.
“A diferença entre casos novos e óbitos mostra uma pandemia bem mais letal em 2021”, avaliou as estatísticas o professor doutor Emídio Matos, pesquisador titular do grupo UFPI-Fiocruz, destacando que isso se deve a várias razões, porém duas são mais gritantes. “Temos mais variantes circulando no país, bem como no Estado, desde o ano passado e, claro, o colapso no sistema de saúde piauiense. Lembrando que um fato está diretamente relacionado ao outro”, explicou.
Pandemia da Covid-19 foi bem mais letal em 2021, diz especialista (Foto: Ccom)
O especialista lembrou, ainda, que a flexibilização das atividades no final do ano passado, sem ter um controle efetivo da pandemia, pode ter provocado uma explosão de novos casos e, consequentemente, de mortes. “Tivemos as comemorações de final de ano, flexibilização das restrições sanitárias e, com certeza, isso provocou maiores casos, principalmente entre jovens e mulheres grávidas”, pontuou Emídio, lembrando que em virtude disso não existe mais grupo de risco, por exemplo.
A ponderação dada pelo professor, também é comprovada em números. Enquanto se verifica uma redução de quase 20% no número de mortes entre idosos com mais de 70 anos, quase dobrou o número de óbitos na faixa etária de 40 a 59 anos. O painel epidemiológico da Sesapi mostra que a média de idade dos mortos por Covid-19 no Piauí está atualmente em 65,1 anos, a mais baixa de toda a pandemia e 11 anos a menos que o registrado no início da pandemia, quando a média era de 72,3 anos.