Profissionais da enfermagem em Parnaíba se reuniram na manhã desta quarta-feira (12/05) na Rua Desembargador Freitas, no Bairro Nova Parnaíba, por conta do Dia Internacional da Enfermagem. O encontro era para reforçar a importância da categoria na qualidade dos serviços de saúde e o que consideram descaso com a classe.

 

Segundo Flaviano Marques, conselheiro do COREN-PI, a categoria quer aprovação do Projeto de Lei n° 2564, de 2020 que institui o piso salarial nacional do Enfermeiro, do Técnico de Enfermagem, do Auxiliar de Enfermagem e da Parteira. Um dia de comemorações é para os profissionais da Enfermagem, em tempos tão difíceis, a oportunidade de expor a realidade e reivindicar pelo reconhecimento.

 

Neste momento de pandemia, a enfermagem tem feito muita diferença no cuidado para com a sociedade, especialmente pelo acometidos pela Covid-19. O protagonismo devido a sua coragem e compromisso não tem tido retorno a altura, conforme a própria categoria sente.

Uma carreta foi realizada seguindo pelas ruas da cidade e a primeira parada para  agradecimento foi no Pronto Socorro Municipal. Apesar de significativo, o movimento teve pouco apoio da própria categoria. A carreata seguiu conclamando por reconhecimento salarial e de carga horária.

PCN