O secretário Florentino Neto acompanhou na manhã desta quarta-feira (26) a realização, por parte da Secretaria de Estado da Saúde em parceira com a Polícia Militar, os trabalhos de intensificação das barreiras sanitárias nas divisas com o estado do Maranhão. O gestor acompanhou o trabalho das equipes do Busca Ativa na orientação à população na entrada da Ponte da Amizade, localizada na avenida Maranhão, em Teresina.

Durante a abordagem dos veículos vindos da cidade vizinha Timon, as equipes do programa Busca Ativa coletavam informações da população, além de acompanhar se alguém apresentava algum sintoma, dando orientações e encaminhamentos adequados para cada situação.

O secretário Florentino Neto destacou a importância da cooperação da população durante a realização das barreiras, ferramenta que há um ano vem sendo umas das principais formas de enfrentamento a pandemia no estado. “As barreiras sanitárias nos permitem ter um acompanhamento mais próximo dos casos, pessoas com sintomas da infecção por Covid-19 são orientadas de como devem prosseguir ao serviço de saúde do seu município de forma adequada. Essa medida é essencial para identificação precoce de novos casos, garantindo um acompanhamento médico adequado desses casos e assim podermos evitar que esses casos evoluam para a forma mais grave da doença”, explica o secretário.

A ação teve acompanhamento direto da Policia Militar, que esteve no local apoiando a realização da barreira e garantindo que as equipe do Busca Ativa pudessem realizar os trabalhos de abordagem e diálogo com a população. “Nosso trabalho aqui é ajudar na realização das barreiras, garantindo a segurança tanto da população, como das profissionais que fazem as abordagens. Dessa forma, garantimos que as barreiras sanitárias sejam executadas de forma correta”, aponta o tenente coronel da policia militar  Francisco Ramos.

A coordenadora do programa Busca Ativa, Dilia Falcão destaca que as barreiras tem a função de conscientizar a população e que a cooperação popular é essencial para que as ações atinjam seus objetivos. “As pessoas precisam entender que a pandemia não acabou, e nossas barreiras estão ai não somente para fiscalizar, mas para ter essa conversa sobre o tema, explicar para as pessoas que agora mais do que nunca é necessária a manutenção dos cuidados de prevenção a Covid-19. Não podemos negligenciar esses cuidados, usar máscara, utilização do álcool em gel, limpeza das mãos entre as outras medidas ainda são as principais formas de evitar uma propagação do vírus”, aponta Dilia.


ASCOM/SESAPI