Neste dia 12 de junho, data na qual tradicionalmente no Nordeste marca o início das festas juninas, sendo véspera das homenagens a Santo Antônio, fogueiras são acesas na frente das residências. No entanto, como o País atravessa uma crise sanitária em decorrência da pandemia da Covid-19, faz-se necessário uma adaptação neste período.
Carlson Pessoa faz apelo para parnaibanos não acenderem fogueiras

Preocupado com a situação, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Parnaíba, Carlson Pessoa (DEM), gravou um vídeo pedindo para os parnaibanos não fazerem fogo a fim de proteger a saúde de quem está acometido pela doença.

Assista no vídeo:

Fogueiras estão proibidas em alguns Estados
Em muitos Estados do Nordeste as fogueiras estão proibidas. Em Pernambuco, alguns municípios implementaram medidas restritivas à tradição. Os decretos vedam o acendimento de fogueiras em espaços públicos ou privados, inclusive no interior de condomínios.

No município de Paulista, no Grande Recife, não será permitida a queima de fogueiras e nem comercialização e de fogos de artifício no período junino. A medida começa a valer a partir deste sábado (12). Segundo a prefeitura, a decisão segue o decreto 063/2020, do ano passado, que seguiu recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).