A primeira vice-presidente do COSEMS-PI (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Piauí, Leopoldina Cipriano, confirmou, nesta quinta-feira (10), que o Governo do Piauí decidiu antecipar o prazo de aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca. Agora, a partir de 30 dias após a primeira dose a população poderá completar o ciclo de imunização com a segunda dose. Antes, o prazo era de 90 dias. 


“Nós antecipamos ontem na CIB (Comissão Intergestores Bipartite) e a segunda dose da AstraZeneca, que antes tinha o prazo de 90 dias para aplicar, nós vamos iniciar a vacinação a partir de 30 dias. O laboratório deixa claro que a gente tem entre a quarta semana após a primeira dose e a 12ª. Então, o Piauí decidiu antecipar porque alguns municípios estão com a segunda dose guardada; para não ficar com essa segunda dose guardada nós vamos logo fechar o ciclo da população. Completando 30 dias, nós vamos buscar os usuários para fazer a segunda dose”, diz Leopoldina Cipriano, também secretaria municipal de Saúde de Miguel Alves.  

Leopoldina Cipriano acrescenta que “os municípios do Piauí vão aplicar a partir de hoje a vacinação, não só para professores, pacientes com comorbidades ou deficiência, vamos abrir para o público por faixa etária”. Inicialmente, alguns municípios abriram para o público de 50 a 59 anos, outros de 55 a 59 anos, pois depende do município e da quantidade de vacinas disponíveis. 

Na cidade de Miguel Alves, por exemplo, na última terça-feira, vacinou em uma única manhã 780 pessoas. “Nós abrimos para o público de 50 a 59 anos”. Hoje a cidade mais uma vez abre drive-thru para esse público-alvo. 

Professores 

A gestora também esclarece que o Brasil vive uma dificuldade na vacinação dos professores. “O Ministério da Saúde fez uma estimativa para professores e a vacinação foi aberta para profissionais da Educação. Então, o Ministério mandou dizendo que era ‘100%’, mas quando se vacina professores e profissionais da Educação a vacina não é suficiente. Os municípios não estão conseguindo atingir ‘100%’ do público porque a vacina é insuficiente”.

Segunda Dose


A secretária disse que muitas pessoas passaram a buscar pela segunda dose da vacina. O esquema de vacinação só é completa com as duas vacinas.   “O povo do Piauí está procurando a segunda dose. Acho que a ansiedade pela garantia da imunidade está tão grande que o público está indo atrás”. 

Transparência

O COSEMS-PI pede aos gestores municipais para atualizar o sistema do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde sobre a aplicação das vacinas. 

“Quero aproveitar e pedir aos gestores municipais que, mesmo compreendendo o momento difícil, que a gente está primando pela vacinação, não esqueçam de colocar a vacinação no sistema. O Piauí está com baixo rendimento, nós estamos colocando pouca vacina e informações. Isso é importante para que o Ministério da Saúde reconheça que há um déficit de vacinas no Piauí para algumas categorias, como o pessoal da Educação”.


Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com