Reunião do senador com o presidente da República, para acertar indicação, aconteceu na manhã desta terça (27)
O senador Ciro Nogueira (Progressistas) confirmou há pouco, em publicação no Twitter, que aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), para assumir o comando do Ministério da Casa Civil.

 

 


O senador chegou ao Palácio do Planalto na manhã desta terça-feira (27) para acertar detalhes com o presidente Jair Bolsonaro sobre sua indicação ao cargo, o mais importante na estrutura ministerial.
Ciro Nogueira chega ao Palácio do Planalto - Imagem: Reprodução/TV Globo
Nogueira estava de férias no México e chegaria ao Brasil nesta segunda-feira (26), no entanto, houve um problema em um voo internacional e desembarcou em Brasília nesta terça.
"Acabo de aceitar o honroso convite para assumir a chefia da Casa Civil, feito pelo presidente Jair Bolsonaro. Peço a proteção de Deus para cumprir esse desafio da melhor forma que eu puder, com empenho e dedicação em busca do equilíbrio e dos avanços de que nosso país necessita."
Bolsonaro confirma Ciro Nogueira na Casa Civil e recriação do Ministério do Trabalho - Foto: Agência Senado
Estratégia política
Ciro Nogueira é presidente do PP e membro do grupo conhecido no Congresso como Centrão.
A ida de Ciro para Casa Civil resultará em uma minirreforma ministerial. Atual chefe da pasta, o general Luiz Eduardo Ramos deve ser deslocado para a Secretaria-Geral da Presidência.
O presidente Jair Bolsonaro, ao lado dos ministros Fábio Faria, Luiz Eduardo Ramos, Flávia Arruda e Ciro Nogueira, e do presidente da Câmara, Arthur Lira Foto: Reprodução/Twitter
Já o ministro Onyx Lorenzoni, que está na Secretaria-Geral, deve assumir o Ministério do Emprego, que será recriado por Bolsonaro nos moldes do antigo Ministério do Trabalho.
Suplência
Com a ida de Ciro Nogueira para a chefia da Casa Civil, quem assume o mandato no Senado Federal é sua mãe, Eliane Nogueira.
Eliane e Silva Nogueira Lima é empresária, nascida em 3 de julho de 1949, e sempre esteve próxima da política – em razão do casamento com Ciro Nogueira Lima, cujo pai, Manoel Nogueira Lima, vem de uma longa tradição política na cidade piauiense de Pedro II. Eliane é gestora de empresas da família, tendo desenvolvido no dia a dia dessas companhias sua experiência em administração.
Ciro Nogueira e sua mãe, Eliane Nogueira, sua suplente no Senado - Foto: Reprodução
Em 2018, após estar nos bastidores de outras campanhas do filho para deputado federal (1994, 1998, 2002 e 2006) e para senador em 2010, Eliane Nogueira disputou a sua primeira eleição na condição de suplente de senador e agora assume a cadeira como senadora pelo estado do Piauí.meio norte