Cerca de 80% das escolas estaduais do Piauí já retornaram suas aulas presenciais desde o início do segundo semestre letivo de 2021. O dado é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que conta com as ações do Governo do Estado para garantir um retorno seguro aos alunos e profissionais da educação.

O retorno das aulas presencias tinha previsão ainda para o mês de agosto, mas algumas escolas ainda não puderam retornar com suas atividades presenciais por muitos motivos. É o caso do Colégio Liceu Parnaibano. Nessa semana, a escola retornou com os alunos de forma presencial apenas para a prova SAEPI para o ensino médio. Segundo o diretor Fernando Lima, foram feitas algumas medidas com esses estudantes para a realização do teste.

Na segunda-feira 23/08, foram os alunos do 1° ano do ensino médio, na terça 24/08 2° ano e quarta-feira 25/08 os estudantes do 3° do ensino médio. Fernando destaca, que o retorno presencial está previsto para depois do feriado de 07 de Setembro. Segundo o gestor, a escola está sendo preparada para essa volta às aulas com todos os protocolos de segurança.

Mais de 76 mil servidores da educação estadual já tomaram, pelo menos, a primeira dose da vacina contra Covid-19 e a aplicação da segunda dose foi iniciada no mês de agosto. O diretor do Liceu, contou a nossa reportagem, que a maioria dos profissionais da educação já tomaram a segunda dose da vacina, o que acelera para esse retorno de forma gradativa.

“depois do feriado do dia 07 setembro, é certeza  o retorno estaremos retornando com um grupo de alunos de 1° a 3° do ensino médio regular. Gostaria de explicar aqui que, essa escolha não foi assim por acaso, foi tudo pensado, a gente não está priorizando nenhum grupo de alunos, nós vamos voltar gradativamente, porque o (ensino) técnico também vão estar retornando, mas também em sistema de rodízio, porque as nossas turmas de técnicos precisam ter aulas práticas, nós já estamos com o plano de atendimento deles que vai ser justamente específico para as aulas práticas e esses alunos vão estar sendo atendido em blocos de quantidade “x”, para obedecer a questão do protocolo de segurança, nós não queremos por nossos alunos em risco”, disse o Fernando Lima (Naã Furtado/opiauies)